BLOCKCHAIN E INTERNET DAS COISAS

reflexões na ótica de profissionais e acadêmicos do campo de Tecnologia da Informação

Palavras-chave: Adoção de IoT, Método Delphi, Dispositivos inteligentes, Automatização de processos, Segurança de dados

Resumo

A Internet das Coisas (IoT) deve contar com 26 bilhões de unidades já em 2022 e terá impacto na forma como a cadeia de suprimentos das organizações funciona. Contudo, ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente no domínio da segurança e confiabilidade dos dados trocados entre os dispositivos IoT. Discute-se que a tecnologia Blockchain pode ser utilizada para auxiliar na segurança da comunicação entre dispositivos IoT. Destarte, o objetivo do estudo foi analisar a percepção de profissionais e acadêmicos do campo da Tecnologia da Informação em relação ao uso das tecnologias Blockchain e IoT nas organizações. Este propósito foi conseguido mediante uma abordagem qualitativa e lógica indutiva realizada por meio do método Delphi. Os dados foram analisados segundo as técnicas de Análise de Conteúdo e Lexical. As análises permitiram observar que a tecnologia IoT deve direcionar a automatização processual nas organizações e influenciar na redução de custos operacionais à medida que otimizam a produção. De outra forma, uma maior automatização de processos e geração de dados em formato digital infere maiores níveis de segurança nas comunicações e transações eletrônicas.

Biografia do Autor

Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestre em Administração. Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação. Especialista em Docência no Ensino Superior. Especialista em Redes de Computadores. Bacharel em Ciência da Computação. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Lauro Vinícius de Oliveira , Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Bacharel em Sistemas de Informação.

Liz Áurea Prado, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG

Mestre em Administração. Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Coordenadora do setor administrativo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG - Unidade de Varginha.

Fabricio Pelloso Piurcosky , Centro Universitário Integrado de Campo Mourão

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2020), Especialista em Inovação e Comunicação Empresarial pelo Instituto Politécnico do Porto - Portugal (2015), Mestrado pela Universidade Federal de São João del-Rei (2013), MBA em Gestão de Tecnologia da Informação (2007), Especialista em Redes de Computadores (2005) e Bacharel em Ciência da Computação (2003) pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Coordenador do Departamento de Pesquisa do Grupo Educacional Unis. Atua como docente em programas de Pós-Graduação nas áreas de Gestão de TI, de Projetos, Processos e Qualidade para o Grupo Unis, Forças Armadas, Uniapae e Portal UOL.

Pedro dos Santos Portugal Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Doutor (2016) e Mestre (2012) em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp com foco na linha de Economia do Meio Ambiente. Pós-doutorado (2018) pelo Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) do Instituto de Economia da Unicamp. Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Cenecista de Varginha (2001), Especialização em Gestão de Negócios pela Faculdade Cenecista de Varginha (2005). Iniciou carreira docente na Faculdade Cenecista de Varginha (Departamento de Economia) e atualmente é professor do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG). Coordenador do Departamento de Pesquisa do UNIS-MG e professor permanente no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional (PPGDR - UNIS/MG). 

Alessandro Ferreira Alves , Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Doutor em Matemática Aplicada a Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-UNICAMP), Mestre em Matemática Pura pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP) e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como docente nas áreas de Matemática, Física, Estatística, Gestão e Computação em diversos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade presencial e a distância.

Publicado
2022-03-07
Seção
Artigos