EDUCAÇÃO PSICOMOTORA E ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA, APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

debatendo os Casos Bruno e Dibs

Palavras-chave: Abordagem Centrada na Pessoa, Educação Psicomotora, Estudo teórico

Resumo

O objetivo deste estudo foi pôr à tona elementos propostos pelos teóricos que desenvolveram o campo da Educação Psicomotora e os teóricos que contribuíram para o firmamento da Abordagem Centrada na Pessoa, identificando suas singularidades e similaridades, comparando-as a partir de dois casos descritos na literatura: o caso Bruno e o caso Dibs. Para atingir os objetivos propostos neste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos campos “Educação Psicomotora” e “Abordagem Centrada na Pessoa”. Constatou-se a existência de pontos convergentes e divergentes entre as duas abordagens, tanto em termos de concepções teóricas quanto na prática clínica. Conclui-se que, apesar de ser possível estabelecer relações entre as teorias, não se esgotam neste trabalho as aproximações e os distanciamentos entre os temas analisados e que não é possível estabelecer nenhum julgamento acerca da maior ou menor eficácia de uma delas.

Biografia do Autor

Pablo Mateus dos Santos Jacinto, Centro Universitário Jorge Amado

Graduado em Psicologia pela Universidade do Estado da Bahia. Mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia.

Publicado
2021-02-25
Seção
Artigos