FLUXO LOGÍSTICO DAS ÓRTESES E MATERIAIS ESPECIAIS EM UM HOSPITAL MILITAR
da aquisição à aplicação no paciente
Palavras-chave:
Materiais Especiais, Órteses, PrótesesResumo
Este trabalho analisa o fluxo logístico em um hospital das órteses, próteses e materiais especiais da aquisição, passando pela gestão do estoque, terminando com a aplicação no paciente e o atendimento das necessidades clínicas. Tal abordagem se justifica no atendimento eficaz das necessidades do paciente, apontando oportunidades de melhoria no processo de aquisição dos OPME no hospital militar. O objetivo é conhecer o processo que é executado para obtenção e compra dos OPME desde sua solicitação, abordando como se executa o processo de aquisição, estoque e fornecimento desses materiais. Este propósito foi alcançado mediante revisão bibliográfica e pesquisa. A metodologia usada no presente estudo compreendeu a fundamentação teórica da pesquisa, o método de investigação adotado e o ambiente em que se realizou o estudo. O referencial teórico usado na pesquisa contribuiu para a discussão de questões relacionadas ao fluxo logístico das órteses e materiais especiais. O ambiente em que se realizou o estudo é o Hospital Militar de Área de Porto Alegre. A análise mostrou que o fluxo logístico dos OPME sofreu uma evolução em comparação ao passado, sendo que os atuais procedimentos possuem como objetivo tornar mais eficaz o atendimento das necessidades dos pacientes, tendo sempre esse atendimento como esforço principal em detrimento do cumprimento do estabelecido no Manual de Boas Práticas de Gestão das Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Ministério da Saúde, concluindo que a atual forma como está estruturado o fluxo logístico dos OPME atende aos pacientes, ficando a oportunidade de melhoria da rastreabilidade, bem como, na utilização da tabela SIGTAP e na constituição da Comissão Técnica de Auditoria no tocante a gestão dos OPME.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.