DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS PELAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

  • André Luiz de França Santos
  • Guaracy Silva
  • Ernani de Souza Guimarães Júnior Centro Universitário do Sul de Minas
  • Alessandro Messias Moreira
Palavras-chave: Distribuição de Efetivo. Programação Linear. Recursos Humanos. Exército Brasileiro.

Resumo

Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso e aborda a locação de recursos  humanos - RH pelas Organizações Militares (OM) do Exército Brasileiro (EB). A análise do tema torna-se importante, uma vez que o efetivo existente e disponível dos militares de carreira do Exército é exíguo para contemplar os cargos vigentes. Dessa forma, o propósito desta pesquisa é estudar a distribuição dos militares de carreira em função das prioridades estabelecidas pelo Estado-Maior do Exército (EME) para as OM do EB. Esta tarefa será cumprida mediante pesquisa descritiva documental, bem como por meio da apresentação da Programação Linear, técnica da Pesquisa Operacional. O estudo demonstrou a sistemática utilizada na distribuição dos recursos humanos de carreira em função das prioridades estabelecidas.  Pode-se concluir que a distribuição dos recursos humanos de carreira é uma atividade complexa e criteriosa, que exige rigor, a fim de que se alcance a eficiência, a efetividade e a eficácia desejadas.

Biografia do Autor

André Luiz de França Santos

Mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/EsAO-RJ. Oficial militar.

Guaracy Silva

Mestre em Administração pelo Centro Universitário de Franca – UNIFACEF, Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP.

Alessandro Messias Moreira

Graduado em Psicologia (UNIFENAS), Pedagogia (UNIS-MG) Mestre em Desenvolvimento Humano – UNITAU, Doutor em Educação (UNIMEP).

Publicado
2021-06-11
Seção
Artigos