ESCRITOS E OLHARES PLURAIS, VALORES ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v21i1.197Palavras-chave:
Cecília Meireles, Poesia, Educação e InfânciaResumo
O artigo tem como objetivo refletir acerca dos escritos jornalísticos, poéticos e educacionais de Cecília Meireles, particularmente, as Crônicas de Educação. A poeta educadora guiada por uma sensibilidade ímpar olhou para a infância, a criança, a família e a escola e teceu considerações e críticas sobre estas várias dimensões da vida, posicionou-se sobre o cenário da educação de maneira arrojada em prol de uma educação ético-política e estética, almejando sensibilizar os órgãos responsáveis pela educação brasileira, defendendo assim, uma educação para as classes populares como saída emancipatória e de transformação das condições sociais, econômicas e políticas do Brasil, na primeira metade do século XX. Investigou-se nesse artigo como as crônicas jornalísticas e os textos poéticos contribuíram para fomentar as relações da criança com a escola e os educadores; sendo a sensibilidade um elemento fundamental nas/das práticas educativas na infância e no processo de sensibilização do imaginário. Optou-se por uma abordagem crítico-educativa sobre a educação da criança e a infância nos textos da escritora Cecília Meireles.
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