Análise qualitativa sobre o consumo de café torrado e moído
um estudo de caso sobre a percepção do consumidor em relação ao símbolo de qualidade da ABIC
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v12i12.21Palavras-chave:
Café, Consumidor, Empresa, QualidadeResumo
O artigo consiste em uma análise mercadológica sobre o comportamento do consumidor de café torrado e moído na cidade de Varginha. A pesquisa tem por objetivo verificar o grau de conhecimento e o grau de importância do Símbolo de Qualidade da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) para os consumidores. O Símbolo foi desenvolvido em 2004 e aperfeiçoado em 2006 e a hipótese é de que o nível de conhecimento dos consumidores sobre o Símbolo é muito baixo. Por isso, o método escolhido para a realização do trabalho é de uma pesquisa de campo através de entrevistas diretas com o consumidor nos principais supermercados da cidade. O estudo justifica-se, pois os resultados servirão de subsídios para a tomada de decisão sobre os fatores e investimento em comunicação, tanto por parte da ABIC, enquanto entidade referente do setor, como das empresas que utilizam o Símbolo, cujo interesse é de agregar valor ao produto.