ENSINO HÍBRIDO NA GRADUAÇÃO

um estudo sobre a inserção de disciplinas remotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.723

Palavras-chave:

Gestão de projetos, Ensino híbrido, Ensino superior

Resumo

A pandemia da covid-19 impôs às instituições de ensino um longo período de ensino totalmente remoto. Nesse período, a continuidade das atividades didático-pedagógicas foi possível com a adoção de ferramentas digitais aliadas a métodos ativos de ensino. Após o período das aulas totalmente remotas, o retorno presencial trouxe à tona a necessidade de incorporar as melhores práticas e ferramentas ao processo regular de ensino aprendizagem. A busca pelo melhor modelo que incorpore essas práticas e ferramentas digitais ao modelo de ensino é uma tarefa árdua e que certamente levará a uma diversidade de modelos, adaptados as necessidades e peculiaridades dos cursos e das instituições. Neste artigo será apresentada uma proposta de projeto de adaptação e incorporação das ferramentas digitais para um curso superior presencial, sujeito ao teto máximo de atividades remotas estabelecido pelo MEC. O método de pesquisa será documental e baseado na experiência do autor em instituições de ensino superior. O resultado esperado é um projeto flexível de implementação das ferramentas digitais para cursos superiores, partindo-se do estágio de nenhuma carga horária remota e sem propor alterações da grade curricular ou da estrutura do curso. A implementação levará em conta as melhores práticas de gestão de projetos, sendo baseada no PMBOK.

Biografia do Autor

Paulo Quintairos, Fatec Pindamonhangaba

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1995) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1999). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté e professor 3b - FATEC - Pindamonhangaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, desenvolvimento regional, inovação, inovação tecnológica e gestão.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Quintairos, P. (2022). ENSINO HÍBRIDO NA GRADUAÇÃO: um estudo sobre a inserção de disciplinas remotas. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(3), 60–73. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.723