ENSINO HÍBRIDO NA GRADUAÇÃO
um estudo sobre a inserção de disciplinas remotas
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.723Palabras clave:
Gestão de projetos, Ensino híbrido, Ensino superiorResumen
A pandemia da covid-19 impôs às instituições de ensino um longo período de ensino totalmente remoto. Nesse período, a continuidade das atividades didático-pedagógicas foi possível com a adoção de ferramentas digitais aliadas a métodos ativos de ensino. Após o período das aulas totalmente remotas, o retorno presencial trouxe à tona a necessidade de incorporar as melhores práticas e ferramentas ao processo regular de ensino aprendizagem. A busca pelo melhor modelo que incorpore essas práticas e ferramentas digitais ao modelo de ensino é uma tarefa árdua e que certamente levará a uma diversidade de modelos, adaptados as necessidades e peculiaridades dos cursos e das instituições. Neste artigo será apresentada uma proposta de projeto de adaptação e incorporação das ferramentas digitais para um curso superior presencial, sujeito ao teto máximo de atividades remotas estabelecido pelo MEC. O método de pesquisa será documental e baseado na experiência do autor em instituições de ensino superior. O resultado esperado é um projeto flexível de implementação das ferramentas digitais para cursos superiores, partindo-se do estágio de nenhuma carga horária remota e sem propor alterações da grade curricular ou da estrutura do curso. A implementação levará em conta as melhores práticas de gestão de projetos, sendo baseada no PMBOK.
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