Representações Sociais de Professores na Educação Bilíngue para Surdos e sua Relação com a Produção de Materiais Digitais Inclusivos
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.816Palavras-chave:
Representações Sociais, Surdo, Materiais digitaisResumo
O objeto desta pesquisa é o trabalho docente abordado à luz da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. O estudo foi realizado em uma escola municipal de uma cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista e tratou da relação com a produção de materiais didáticos, inclusive digitais, promotores da inclusão escolar para os surdos. Estabeleceu-se, como objetivo, analisar as representações sociais dos professores sobre o trabalho docente na educação bilíngue de surdos e sua relação com a produção de materiais pedagógicos, inclusive digitais. Metodologicamente procedeu-se à aplicação da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) com uma amostra por adesão de 54 docentes. Os dados levantados pela TALP foram tratados pelo software IRaMuTeQ e posteriormente, foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Como resultados foi possível verificar que as Representações Sociais se revelam em algumas antinomias: necessário e imprescindível, em oposição a escasso e negligenciado.
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