Social Representations of Teachers in Bilingual Education for the Deaf and their Relationship with the Production of Inclusive Digital Materials

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.816

Keywords:

Social Representations, deaf, digital materials

Abstract

The object of this research is the teaching work approached in the light of Serge Moscovici's Theory of Social Representations. The study was carried out in a municipal school in a city in the Metropolitan Region of Vale do Paraíba Paulista and dealt with the relationship with the production of didactic materials, including digital ones, promoting school inclusion for the deaf. The objective was to analyze the social representations of teachers about teaching work in bilingual education for the deaf and its relationship with the production of pedagogical materials, including digital ones. Methodologically, the Free Word Association Technique (TALP) was applied with a sample of 54 professors. The data collected by TALP were processed by the IRaMuTeQ software and subsequently subjected to the content analysis proposed by Bardin (2016). As a result, it was possible to verify that the Social Representations reveal themselves in some antinomies: necessary and essential, as opposed to scarce and neglected.

Author Biographies

Eliane Cristina de Oliveira, Estacio de Sá University

Graduada em História pela Universidade de Taubaté - UNITAU (1994), com Especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP em 1997 e Especialização em História do Brasil Republicano pela UNITAU-SP em 2002. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2005) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2015). Doutora pela Universidade Estácio de Sá (2023). Tem experiência na área de Educação desde 1991 como docente de Anos Iniciais, Anos Finais em História e como Orientadora Pedagógica de 2007 a 2021 desenvolvendo um trabalho de formação docente com ênfase no processo de ensino e aprendizagem de alunos ouvintes e surdos aprofundando-se, a partir de 2011, nos seguintes temas: bilinguismo, currículo, aprendizagem, posição sujeito, análise do discurso, leitura e escrita como prática social, letramento, sequência didática de leitura e escrita para crianças ouvintes e surdas.

Denise Teberga Mendanã, Estácio de Sá University

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá em Parceria com a Universidade de Taubaté (Dinter) na linha de pesquisa de Representações Sociais e Práticas Educativas. Possui Especialização Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Paraná (FAP - 2021). Possui especialização Lato sensu em Midias na Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2019). Mestre em Educação, pela Universidade de Taubaté (2016) na linha de pesquisa Inclusão e Diversidade Sócio Cultural. Possui graduação em História pela Universidade de Taubaté (2006) e pós graduação em Educação: História Cultura e Sociedade, pela mesma Universidade (2009). Possui também graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009) e pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Brasil (2012). Tem experiência na área de Educação. Atua há 20 anos na Educação Básica, em sala de aula dos anos iniciais (alfabetização e letramento), bem como trabalho em classes de recuperação paralela. Atuou também na gestão escolar como coordenadora pedagógica e vice-diretora do Ensino Fundamental e Infantil, na Prefeitura Municipal de Taubaté - SP.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Estacio de Sá University

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

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Published

2023-12-27

How to Cite

Oliveira, E. C. de ., Mendanã, D. T. ., & Chamon, E. M. Q. de O. . (2023). Social Representations of Teachers in Bilingual Education for the Deaf and their Relationship with the Production of Inclusive Digital Materials. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(2), 24–30. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.816