GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

a participação que gera qualidade

Authors

  • Juciana Alves de Freitas
  • Adaiane Batista Rosendo Bueno
  • Vânia de Fátima Flores Paiva
  • Terezinha Richartz
  • Mônica Maria Avelar Grandi

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v19i2.147

Keywords:

Autonomia, Participação, Gestão democrática

Abstract

Este trabalho descreve a relevância da gestão democrática na escola e se justifica por buscar investigar os seus benefícios elucidando questões que possam contribuir com a efetivação do processo de democratização da escola. Seu objetivo é discutir as dificuldades da gestão democrática e participativa na escola e apresentar possibilidades para que ela se efetive no espaço educacional. Este propósito será conseguido mediante pesquisa de revisão bibliográfica. O estudo demonstrou que a democratização da gestão da escola contribui para o desenvolvimento da qualidade na educação, pois vem abordar a questão educacional da atualidade. A gestão escolar baseia-se em um princípio democrático, respaldado pela legislação brasileira e abre espaço para comunidade participar efetivamente da tomada de decisões em relação à escola. A parceria dos pais junto ao corpo docente e administrativo visa construir uma escola que priorize a formação do aluno importando no currículo as relações humanas, o aprendizado significativo, garantindo que todos na escola possam opinar e tenham a autonomia, também fundamentada em lei, criando condições para que o exercício democrático no cotidiano possa melhorar a qualidade da educação. Há indicadores de que as dificuldades na gestão democrática estão na pequena participação da comunidade escolar, pois muitos ainda não estão esclarecidos que podem exercer essa participação, sendo, portanto, papel dos gestores apresentar essas possibilidades às suas comunidades.

Published

2019-03-08

How to Cite

de Freitas, J. A., Bueno, A. B. R., Paiva, V. de F. F., Richartz, T., & Grandi, M. M. A. (2019). GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: a participação que gera qualidade. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 19(2), 202–210. https://doi.org/10.33836/interacao.v19i2.147