QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO COM PROFESSORES DO SUL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v23i2.595Palavras-chave:
Docentes, QVT, TQWL-42, Ensino BásicoResumo
As escolas estaduais, municipais e particulares compõem uma parcela significativa de instituições que auxiliam no desenvolvimento local, regional e nacional. Os docentes que atuam nas escolas contribuem com a formação de futuros cidadãos e sua qualidade de vida no trabalho (QVT) interfere na qualidade do ensino. Não obstante, os fatores que interferem na QVT destes docentes também interferem em suas vidas pessoais. Assim, o estudo tem como objetivo investigar a QVT dos docentes da Educação Básica de escolas estaduais, municipais e particulares na região do Sul de Minas Gerais. Trata-se de uma amostra de conveniência constituída por 53 docentes. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário TQWL-42. Os questionários foram distribuídos de forma remota no segundo semestre de 2020. A análise dos dados foi realizada empregando-se software Microsoft Excel. Após estas análises, foi possível observar a satisfação dos docentes do Sul de Minas Gerais acerca de sua QVT em relação a todas das esferas e na maioria dos aspectos do questionário proposto, embora os aspectos avaliados com menor escore demandem uma atenção maior e evidenciem a necessidade de se discutir esta temática.
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