INTERFACES PÚBLICAS E PRIVADAS NA EXPORTAÇÃO DE CAFÉ TORRADO BRASILEIRO PARA A ALEMANHA
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v20i1.172Palavras-chave:
Alemanha, Café, Café torrado, Mercado, TorrefaçãoResumo
Este artigo apresenta uma avaliação do mercado alemão de café torradocom o objetivo de se investigar se há interfaces públicas e privadas agindo como limitadores à exportação de café torrado brasileiro para esse país. No decorrer dos estudos observou-se, por meio de pesquisas em sites especializados e de uma revisão bibliográfica, que a concorrência alemã,no segmento do café torrado,é muito forte sendo que 55% dessemarket shareestá sob o controle de duas torrefações. É um país que detém muita tecnologia, em todas as áreas, em especial,na de torrefação. Posiciona-secomo importador de matéria-prima, enquantoprotege seumercado internocontra os exportadores de café industrializado,valendo-se debarreiras tarifárias e sanitárias. Tem uma população com um elevado poder aquisitivo que busca por produtos de alto padrão de qualidade a preços baixos. Nessas condições, observa-se que a participação do café torrado brasileiro do tipo regular coffeenesse mercado é restrita em função da forte competitividade dos torrefadores locais.