REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UPCYCLING NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM MODA
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.715Palavras-chave:
Representações Sociais, Upcycling, Moda, SustetabilidadeResumo
A presente pesquisa objetivou investigar as representações sociais de upcycling por professores e alunos do curso de formação técnica em moda da FAETEC-RJ. Fundamentada na Teoria das Representações Sociais (TRS) e nos estudos sobre upcycling e sustentabilidade na moda, a pesquisa realizou entrevistas semiestruturadas contendo uma indução de metáfora. Os resultados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Seguindo a abordagem sociogenética da TRS, buscou-se investigar os processos formadores da representação: O núcleo figurativo, presente no processo de objetivação, e sua possível ancoragem. Os resultados revelaram representações diferentes para alunos e professores, corroborando um importante ponto da Teoria das Representações Sociais: grupos diferentes podem formar diferentes representações sobre o mesmo objeto. Consideramos importante investigar como professores e alunos de uma escola de formação técnica em moda representam o objeto upcycling para que temas relacionados à sustentabilidade possam ser devidamente trabalhados nas matrizes curriculares. Acreditamos que investigando as representações sociais de upcycling para estudantes e docentes, contribuímos para uma reflexão crítica acerca das relações que se estabelecem na dinâmica de um curso de formação em Moda. Dessa forma, buscamos refletir sobre o tema, visando aprimorar e aprofundar no ensino de moda o tema upcycling e suas implicações no tripé viabilidade econômica, preservação ambiental e justiça social no qual se ampara a sustentabilidade.
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