A VISÃO HUMANIZADORA DE PAULO FREIRE

por uma educação integradora do humano e do social

Autores/as

  • Ailton Barbosa da Silva Morais USF
  • Nilo Agostini USF

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v20i1.165

Palabras clave:

Humanização, Educação, Conscientização, Paulo Freire

Resumen

A presente pesquisa busca explicitar uma educação que seja ao mesmo tempo humanizadora e libertadora, integrandoo humano e o social num processo de conscientização. Trata-se deuma produção teórico-qualitativa a partir da leitura das principais obras de Paulo Freire, a saber Educação como prática da liberdade, Pedagogia do oprimido e Conscientização: teoria e prática da libertaçãoe de leituras complementares.Nelas, são centraiso conceito de liberdade, o processo de conscientização e a dialogicidade, sendo a práxis o modo próprio do ser humano intervir no mundo como sujeito crítico e responsável nahistória, aliando ação e reflexão.

Publicado

2019-03-11

Cómo citar

Morais, A. B. da S., & Agostini, N. (2019). A VISÃO HUMANIZADORA DE PAULO FREIRE: por uma educação integradora do humano e do social. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 20(1), 5–28. https://doi.org/10.33836/interacao.v20i1.165