GESTÃO ESCOLAR

um estudo de caso sobre Escolas Técnicas

Autores/as

  • Ana Elisa Ribeiro Vieira CEETEPS
  • Juliana Marcondes Bussolotti UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v20i1.167

Palabras clave:

Gestão Escolar, Formação Docente, Escola Técnica

Resumen

Este trabalho tem por objetivo pesquisar a formação inicial e continuada dos diretores de Escolas Técnicas do Estado de São Paulo na Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte -e a sua relação com os desafios encontrados no cotidiano escolar. Esta pesquisa classifica-se como básica de natureza exploratória. Estruturada como um estudo de caso, pois consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu conhecimento. Para subsidiar o trabalho foi realizada a revisão bibliográfica e a análise documental na instituição pesquisada e para a coleta de dados foi selecionada a aplicação de questionário online e entrevista com os diretores da citada região. A abordagem utilizada neste trabalho é a qualitativa e em relação a análise dos dados foi selecionado a análise de conteúdo segundo Bardin (2009, 2011). A discussão que este trabalho fomenta é o preparo dos profissionais da educação, professores, para a gestão de escolar, pois se compreende que o ambiente escolar precisa ser gerenciado para que se efetive, da melhor maneira possível, os processos pedagógicos e administrativos. O interesse pelo universo da gestão escolar e a consequente motivação para esse estudo surgiu no ambiente de trabalho, atuando na área administrativa e no contato in loco com gestores e profissionais das escolas técnicas. No decorrer da pesquisa foi identificada que a formação inicial e principalmente a continuada, dos diretores escolares contribui para aprimorar a gestão das escolas.

Publicado

2019-03-11

Cómo citar

Vieira, A. E. R., & Bussolotti, J. M. (2019). GESTÃO ESCOLAR: um estudo de caso sobre Escolas Técnicas. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 20(1), 45–70. https://doi.org/10.33836/interacao.v20i1.167