PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v20i1.168Palabras clave:
Práticas Educativas, Ações docentes, Alfabetização e Letramento, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumen
Este trabalho aborda as práticas docentes e ações pedagógicas decorrentes dela, especificamente no que se refere às ações de alfabetização e letramento em contexto escolar. Tal abordagem se faz necessária para que se possa obter resultados que venham contribuir com a melhoria da prática docente, agregando valor à prática educativa, visando o aperfeiçoamento do processo educativo em todos os seus aspectos teórico-práticos. O objetivo deste trabalho é o de propiciar o aperfeiçoamento da prática educativa, com o esclarecimento de pontos confluentes e divergentes sobre as práticas docentes aplicadas nas ações de alfabetização e letramento, considerando que bases teóricas podem ser identificadas em tais ações. Este intento será conseguido através da revisão bibliográfica, aplicação de questionário elaborado com questões fechadas e abertas, observação não participante e grupo focal, nas salas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. O recurso metodológico escolhido para a análise dos dados é a triangulação, com tratamento estatístico pelo software IRaMuTeQ. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento, na fase de coleta de dados. Foi aplicado o questionário ao público-alvo, seguindo-se de observação não participativa. O material coletado está sendo copilado, sendo que posteriormente se juntará ao resultado do trabalho com o grupo de discussão focal, possibilitando então o início dos procedimentos para análise de dados. Os resultados parciais do material coletado até então, evidenciaram que existe grande preocupação dos professores comas práticas adotadas em contexto escolar e que se faz necessário embasá-las teoricamente.