PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Loryza Rodrigues Barboza de Barros Natal UNITAU
  • Juliana Marcondes Bussolotti UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v20i1.168

Palabras clave:

Práticas Educativas, Ações docentes, Alfabetização e Letramento, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumen

Este trabalho aborda as práticas docentes e ações pedagógicas decorrentes dela, especificamente no que se refere às ações de alfabetização e letramento em contexto escolar. Tal abordagem se faz necessária para que se possa obter resultados que venham contribuir com a melhoria da prática docente, agregando valor à prática educativa, visando o aperfeiçoamento do processo educativo em todos os seus aspectos teórico-práticos. O objetivo deste trabalho é o de propiciar o aperfeiçoamento da prática educativa, com o esclarecimento de pontos confluentes e divergentes sobre as práticas docentes aplicadas nas ações de alfabetização e letramento, considerando que bases teóricas podem ser identificadas em tais ações. Este intento será conseguido através da revisão bibliográfica, aplicação de questionário elaborado com questões fechadas e abertas, observação não participante e grupo focal, nas salas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. O recurso metodológico escolhido para a análise dos dados é a triangulação, com tratamento estatístico pelo software IRaMuTeQ. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento, na fase de coleta de dados. Foi aplicado o questionário ao público-alvo, seguindo-se de observação não participativa. O material coletado está sendo copilado, sendo que posteriormente se juntará ao resultado do trabalho com o grupo de discussão focal, possibilitando então o início dos procedimentos para análise de dados. Os resultados parciais do material coletado até então, evidenciaram que existe grande preocupação dos professores comas práticas adotadas em contexto escolar e que se faz necessário embasá-las teoricamente.

Publicado

2019-03-11

Cómo citar

Natal, L. R. B. de B., & Bussolotti, J. M. (2019). PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 20(1), 71–88. https://doi.org/10.33836/interacao.v20i1.168