Humanização dos serviços públicos de saúde

Autores/as

  • Marília Junqueira Oliveira
  • Giovanna Tereza Abreu de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v12i12.26

Palabras clave:

Humanização, Serviços Públicos de Saúde, Visão Holística

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar o atendimento humanizado no serviço público de saúde como um recurso fundamental na busca por uma visão e ação que integre as várias dimensões do ser humano. A transformação da visão curativa em preventiva pode favorecer a busca por maior qualidade nos Serviços prestados aos usuários. O texto, através de uma revisão bibliográfica, discute a necessidade de humanizar o atendimento no serviço público de saúde, através da conscientização de todos os profissionais de saúde envolvidos, dando ênfase ao conceito de humanização, à contribuição da qualificação profissional para o processo de humanização, e a relação entre o processo de humanização e o tempo disponível na rede pública de saúde. Ressalta a falta de compreensão em relação à Humanização por parte dos profissionais, a incorporação de tecnologia em saúde e a ausência de uma visão holística do paciente, como empecilhos para a real Humanização dos serviços públicos de saúde.

Publicado

2019-02-10

Cómo citar

Oliveira, M. J., & de Oliveira, G. T. A. (2019). Humanização dos serviços públicos de saúde. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 12(12), 138–145. https://doi.org/10.33836/interacao.v12i12.26

Número

Sección

Ciências Biológicas e da Saúde