Humanização dos serviços públicos de saúde
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v12i12.26Palabras clave:
Humanização, Serviços Públicos de Saúde, Visão HolísticaResumen
Este trabalho tem como objetivo apresentar o atendimento humanizado no serviço público de saúde como um recurso fundamental na busca por uma visão e ação que integre as várias dimensões do ser humano. A transformação da visão curativa em preventiva pode favorecer a busca por maior qualidade nos Serviços prestados aos usuários. O texto, através de uma revisão bibliográfica, discute a necessidade de humanizar o atendimento no serviço público de saúde, através da conscientização de todos os profissionais de saúde envolvidos, dando ênfase ao conceito de humanização, à contribuição da qualificação profissional para o processo de humanização, e a relação entre o processo de humanização e o tempo disponível na rede pública de saúde. Ressalta a falta de compreensão em relação à Humanização por parte dos profissionais, a incorporação de tecnologia em saúde e a ausência de uma visão holística do paciente, como empecilhos para a real Humanização dos serviços públicos de saúde.