GESTÃO DA QUALIDADE EM RESTAURANTES
o atendimento como diferencial competitivo e ferramenta para fidelização de clientes, um estudo de caso no segmento em Garanhuns – PE
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v19i2.134Palavras-chave:
Qualidade total, Qualidade no atendimento, Diferencial competitivoResumo
aplicação de um sistema de Controle da Qualidade Total em serviços de gastronomia está condicionada ao atendimento de alguns pontos básicos, são esses pontos que determinarão a efetiva oferta de um serviço de qualidade. O segmento da gastronomia é um mercado em expansão, tanto na captação dos clientes, quanto no surgimento de restaurantes, por isso precisam investir para oferecem um serviço que supere a expectativa dos clientes, fidelizando-os, e assim consiga se destacar perante os concorrentes. Sendo assim, a pesquisa buscou evidenciar a qualidade no atendimento como diferencial competitivo, além de uma poderosa ferramenta para fidelizar o cliente, no segmento dos restaurantes, em Garanhuns - PE. Os objetivos específicos foram: apresentar a evolução e aplicação da qualidade em serviços, além de verificar sua importância na influência da decisão de compra do consumidor, demonstrando assim seu impacto na criação de diferencial competitivo. O artigo se enquadra em uma pesquisa do tipo descritiva, utilizando a pesquisa bibliográfica e quantitativa, usando a ferramenta questionário com respostas de múltipla escolha para os empresários e na escala likert com os consumidores. O intuito foi de verificar o que influencia a decisão de compra destes, e quais as ações que os empresários utilizam para garantir o serviço de qualidade. Através da pesquisa constatou-se que os consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um atendimento diferenciado e que a maioria dos empresários utilizam poucas ações que assegurem um serviço de qualidade, averiguou-se, também, que a qualidade é uma vantagem competitiva no mercado atual.