Endomarketing como estratégia de negócios
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v14i14.47Palavras-chave:
Endomarketing, Organizações, Estratégias de negócios, Planejamento estratégico, Stakeholders, Primeiro clienteResumo
Este artigo aborda sobre a prática do Endomarketing nas organizações e o que a desenvoltura desta prática, sendo realizada de maneira correta, agrega como estratégia de negócios e num planejamento estratégico que possui como finalidade atingir os objetivos organizacionais, a satisfação de seus stakeholders (clientes, comunidade e investidores) e obter destaque diante concorrentes. Tal artigo justifica-se pela falta de revisões bibliográficas que abordem o quão é importante o Endomarketing utilizado como estratégia de negócios, como estratégia para atrair clientes e reter talentos em uma organização. O propósito deste artigo será conseguido através de revisões bibliográficas. O artigo trata, especificamente, de quando os fundamentos do Endomarketing foram criados, demonstra o momento em que se torna necessária a implantação do Endomarketing numa empresa e como praticá-lo de maneira a obter resultados positivos assim como já obtém as empresas que o praticam. O Endomarketing faz com que a organização fidelize seu primeiro cliente, aquele que precisa, primeiramente, "comprar" a ideia, o produto ou serviço oferecido pela organização para depois vendê-lo. Este primeiro cliente denomina-se colaborador e é ele quem transmite a imagem de uma empresa perante seus clientes externos. Em suma: É realmente importante investir nas práticas do Endomarketing e utilizá-lo como sendo uma estratégia de negócios?