GESTÃO ESCOLAR
Desafio para a constituição de um espaço democrático
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v25i1.803Palavras-chave:
Gestão Escolar, Dimensões da gestão, Formação de gestores, Diretores da SRE VarginhaResumo
Este artigo tem por objetivo investigar quais os principais desafios da gestão pública escolar, na ótica dos diretores das escolas estaduais da regional de Varginha-MG, considerando suas fraquezas e fortalezas. Participaram deste estudo, de natureza qualitativa, 72 diretores de escola, dos 105 convidados, que responderam a um questionário online, cujo objetivo foi o de analisar o perfil sociodemográfico dos diretores das escolas; compreender os processos de formação inicial e continuada; bem como as trajetórias profissionais, sua compreensão sobre o conceito de gestão escolar e sobre a prática gestora. Os dados foram tratados inicialmente pelo software SPSS e, em seguida, empregou-se técnica da análise de conteúdo, considerando o referencial teórico e o contexto da pesquisa. Os resultados apontaram que os diretores entendem que a gestão financeira, administrativa e de gestão de pessoas ocupa grande parte do tempo destinado à gestão escolar e que, se não houver planejamento, a gestão pedagógica pode ficar em segundo plano. Os diretores apontaram que o exercício da profissão requer uma multiplicidade de competências, relacionadas ao trabalho em equipe e à mediação de conflitos, além de calma, paciência, resiliência e dedicação, o que sugere que exista uma certa precarização dessa atribuição.
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