EDITORIAL

IV Jornada Interinstitucional Stricto Sensu e Representações Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.824

Palavras-chave:

Jornada Interinstitucional, Representações Sociais, Diversidade, Inclusão

Resumo

Este número da “Interação – Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão” publica os melhores artigos apresentados na IV Jornada Interinstitucional Stricto Sensu e Representações Sociais com o tema “Somos únicos em um mundo diverso: Diversidade e inclusão nas organizações”.

Biografia do Autor

Edna M. Q. O. Chamon, Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Universidade de Taubaté (UNITAU)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Gladis Camarini, UNIS-MG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Laboratoire des Materiaux et Durabilité des Constructions (LMDC) do Institut National des Sciences Apliquées (INSA, Toulouse, França, 1998). Diploma DRIT - Diplôme de Recherche de l'INSA de Toulouse em 1998. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, São José dos Campos, Brasil, 2008). Pós-doutorado no Instituto de Ciencia e Tecnología del Hormigón (ICITECH), da Escola Politécnica de Valência (UPV) (Valência, Espanha, 2012). Atualmente é professora titular da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG, e coordena o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional. Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Professora e pesquisadora voluntária do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Assessora ad-hoc da CAPES, do CNPq, da FAPESP, da Unicamp (SAE, FAEPEX, PIBIC). Assessora científica de vários periódicos nacionais e internacionais, assessora científica de eventos. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Arquitetura, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, nos temas: materiais para construção, aglomerantes minerais, argamassas, concretos e reciclagem de materiais. Atua também em gerenciamento do projeto e do produto, gerenciamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento sustentável e economia circular e reaproveitamento de resíduos industriais e de construção.

Leonor M Santana

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá/UNESA, Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté/UNITAU, Psicóloga, Pedagoga, com MBA em Gestão de Pessoas (FGV), e especialização - Lato Sensu em Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicossomática. Experiência clinica na área de reabilitação de pessoas com deficiência, e na área de Desenvolvimento e Orientação Profissional. Experiência em gestão administrativa, técnica e de pessoas, e como auditora interna da Qualidade (ISO 9001). Na área da Educação, experiência como coordenadora do Programa Integral em Secretaria Municipal de Educação. Em EaD, experiência como Coordenadora de Objetos de Aprendizagem, tutora eletrônica, e na curadoria de materiais digitais. Atuou com Bolsista na Fundação Carlos Chagas (CIERS-ed).Docente em cursos de Graduação e Pós Graduação. Membro relatora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Taubaté.

Referências

.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Chamon, E. M. Q. O., Camarini, G., & Santana, L. M. (2023). EDITORIAL: IV Jornada Interinstitucional Stricto Sensu e Representações Sociais . Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(2), 1–3. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.824