TECNOLOGIA RFID

principais vantagens e desvantagens da implementação da “etiqueta inteligente” na armazenagem de material aeronáutico da Força Aérea Brasileira

Autores

  • Luciano Barbosa dos Santos
  • Fabrício Pelloso Piurcosky

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v19i1.126

Palavras-chave:

Acuracidade dos estoques, Inventário de componentes aeronáuticos, Tecnologia RFID, SISMA

Resumo

Este trabalho trata sobre a tecnologia de RFID (Radio Frequency Identification –Identificação por Radiofrequência) e sua aplicabilidade na armazenagem de material aeronáutico da Força Aérea Brasileira (FAB). Tal abordagem se justifica devido à necessidadeda manutenção de um alto índice de acuracidade dos estoques imobilizados, maior agilidade nas atividades de inventário de componentes aeronáuticos e de picking, bem como aumento da segurança dos itens no interior dos armazéns. O propósito deste estudo é avaliar no Sistema de Material Aeronáutico (SISMA) a aplicabilidade, vantagens e desvantagens da adoção da tecnologia de RFID na área de armazenagem. Esse propósito será conseguido através de revisão bibliográfica de outros estudos a respeito do tema, bem como estudo de caso com auxílio de Oficiais Especialistas em Suprimento técnico da área de Logística da FAB. A pesquisa evidenciou que os Oficiais da área de logística identificaram nessa tecnologia uma oportunidade para atender necessidades específicas da área de armazenagem como inventários mais rápidos e precisos, aumento da segurança do material estocado e localização de itens tidos como perdidos no interior do armazém, em que pese ocasionar custos com aquisição dos equipamentos e montagem da infraestrutura, manutenção preventiva e corretiva, entre outros.

Publicado

2019-03-04

Como Citar

dos Santos, L. B., & Piurcosky, F. P. (2019). TECNOLOGIA RFID: principais vantagens e desvantagens da implementação da “etiqueta inteligente” na armazenagem de material aeronáutico da Força Aérea Brasileira. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 19(1), 189–200. https://doi.org/10.33836/interacao.v19i1.126