O papel do professor na EaD

Autores

  • Djanira Helena de Andrade Coelho

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v12i12.18

Palavras-chave:

Capacitação, Conteudista, Educação a Distância, Interação, Tutoria

Resumo

A Educação a Distância (EaD) não é nova no Brasil, a vinda das Escolas Internacionais em 1904 é considerada como marco histórico de sua implantação. No entanto, as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC's) permitiram a sua rápida expansão, sobremaneira nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. A sala de aula deu lugar ao ensino on-line, com professores e alunos desenvolvendo atividades separados por tempo e espaço, novas possibilidades foram descobertas, novas mídias utilizadas, novos profissionais surgiram. O professor tradicional teve sua função fragmentada em várias atividades realizadas por uma equipe multidisciplinar e novas competências lhe foram exigidas, deixou de ser o transmissor do conhecimento e passou a ser o mediador da autoaprendizagem do aluno. O objetivo deste trabalho é analisar o papel do professor nesse novo ambiente educacional, servindo de diretriz para aqueles que pretendem atuar na EaD. Para tanto, foi importante conceituá-la e localizá-la em seu contexto histórico. Analisaram-se as funções do professor-autor e professor-tutor exercidas na EaD, e as competências e habilidades necessárias em seu novo mister, com ênfase à função de tutoria, por ser o tutor aquele que está mais próximo do aluno e responsável em manter a motivação e interação do curso e exercer simultaneamente diversas funções. Verificou-se que é possível atuar em diferentes ambientes, e que se faz necessária a capacitação continuada desses profissionais para o sucesso dos cursos, já que atualmente as informações envelhecem rapidamente, bem como surgem novas tecnologias que podem ser utilizadas com êxito na área educacional.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2019-02-06

Como Citar

Coelho, D. H. de A. (2019). O papel do professor na EaD. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 12(12), 48–55. https://doi.org/10.33836/interacao.v12i12.18

Edição

Secção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas