CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA PARA JOVENS DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v23i1.578

Palavras-chave:

Formação Profissional, Educação, Ciência, Ensino Médio

Resumo

No cenário pandêmico atual as questões sobre a Ciência e sua importância na sociedade tornaram-se mais visíveis e urgentes. Por outro lado, o isolamento social causado pela COVID-19, tem intensificado as relações virtuais através das redes sociais digitais, por onde tem circulado grande número de informações, cuja veracidade nem sempre é verificada, podendo gerar insegurança e desinformação. Com o objetivo de realizar um estudo preliminar sobre as representações sociais de Ciência, e sobre as fontes de informação para o tema, entre jovens concluintes do ensino médio e outros em formação profissional, foram disponibilizados questionários em ambientes virtuais de aprendizagem de duas instituições de educação localizadas no Rio de Janeiro, uma delas de Ensino Médio Regular e outra de formação profissional. As respostas foram organizadas em planilhas, com o auxílio do editor de planilhas Excel, e apresentadas em gráficos sobre os quais se fez uma análise à luz do referencial teórico utilizado. Os resultados apontam que os estudantes das duas Instituições utilizam, com maior frequência, canais digitais do YouTube para obter informações sobre Ciência e que a maioria dos sujeitos a relaciona à produção de conhecimento e reconhece sua importância para a compreensão do mundo que os cerca.

Biografias Autor

Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Universidade Estácio de Sá / Programa de Pós-Graduação em Educação

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Bacharelado concluído em 1985 e Licenciatura concluída em 1986) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (concluído em 1991). Tem experiência em Ensino Superior (Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura), Ensino Médio Regular, Técnico e Formação de Professores (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II) e Ensino Fundamental II (Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro e Colégio Bahiense). Atualmente é professora 40 horas com Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II, onde leciona Biologia para o Ensino Médio, no campus Niterói, e Metodologias de Ensino de Ciências e Biologia no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC), no campus São Cristõvão III. Atua também na orientação de alunos do Curso de Especialização em Ciências e Biologia do Colégio Pedro II.

Margareth Braz Ramos, Universidade Estácio de Sá / Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutoranda em Educação pela UNESA. Mestre em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio. Pós-graduada em Psicopedagogia pela UFRJ e Graduada em Pedagogia pela UERJ. Experiência na área de Educação há mais de 30 anos, com ênfase em Tecnologias da Educação aplicadas em projetos integradores com jovens e adultos. Já atuou como tutora no curso de graduação a distância em Pedagogia e docente nos cursos de Administração, RH, Comunicação e Psicologia na Faculdade Anhanguera. Atualmente é professora no curso de Gestão em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio e Professora nos cursos Técnicos de Administração e Projeto Jovem Aprendiz pelo SENAC. Pesquisadora nas área de Educação, Avaliação e Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

de Oliveira Sordillo, C. M., Braz Ramos, M. ., & Querido de Oliveira Chamon, E. M. (2021). CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA PARA JOVENS DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(1), 145–162. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i1.578