PANDEMIA E EDUCAÇÃO: AS POLÍTICAS PROMULGADAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Tatiane Lima Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Joelma Inês Evangelista Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v23i2.614

Palavras-chave:

Acesso, Educação superior, Pandemia, Políticas

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as políticas elaboradas para a educação superior a partir das medidas de prevenção à disseminação da Covid-19, com foco na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para tanto, após a busca pelos referidos documentos, e com base em produções acadêmicas que dialogam e/ou apresentam dados sobre o contexto pandêmico, discute-se acerca das medidas de prevenção à disseminação da doença, como a suspensão das aulas presenciais e a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE), para, posteriormente, destacar as ações preconizadas na UFMS, em especial na assistência estudantil. A análise das políticas evidencia a necessidade de investimento por parte do Estado, a importância das ações adotadas pela instituição, que tem apresentado uma preocupação em concluir o calendário acadêmico e fomentado estratégias políticas para contribuir para o acesso das/os acadêmicas/os às aulas remotas, todavia, mais que cumprir um cronograma pré-estabelecido, compreendemos que a UFMS também precisa investir em ações que considerem a qualidade da educação que tem sido ofertada, além da intervenção que já vem sendo realizada, sempre considerando as dificuldades de uso e acesso às tecnologias, e as condições socioeconômicas e pandêmicas que interferem no processo de ensino e de aprendizagem.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Lima, T., Inês Evangelista, J. ., & Elisabeth Maciel, C. (2021). PANDEMIA E EDUCAÇÃO: AS POLÍTICAS PROMULGADAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(2), 125–136. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i2.614