Representações sociais de metáforas no estudo de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v24i1.676Palavras-chave:
Metáfora, Análise textual, Representações SociaiasResumo
Este artigo objetiva elucidar a representação social do ensino de metáfora por professores de Ensino Médio, no sentido de estabelecer possíveis relações entre tais representações e as dificuldades apresentadas pelos estudantes no processo de compreensão da língua portuguesa. Desse modo, investigamos a metáfora pela sua relevância na comunicação e pelo seu ensino nessa etapa escolar, considerando a participação mais plena dos jovens em práticas socioculturais e em avaliações do ENEM que envolvem essa temática, tendo em vista o problema de baixo desempenho dos alunos avaliados. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa e bibliográfica a partir de informações coletadas em documentos orientadores sobre o ensino da língua. Assim, apresentamos e analisamos questões do ENEM sobre metáfora, discursos de docentes sobre o ensino desse objeto nas escolas e, baseado em um questionário respondido por treze professores coletado em uma dissertação, fizemos uma análise retórica, apoiando-nos nos preceitos da Nova Retórica e na Teoria das Representações Sociais. Pelos resultados encontrados, parece existir dificuldade de compreensão textual por parte dos alunos, embora a metáfora seja supostamente ensinada pelos docentes na disciplina no ensino básico.
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