O EMPREGO DA LOUSA DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARGIRITA/MG - BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.724

Palavras-chave:

Lousa digital, Tecnologia, Educação infantil, Práticas pedagógicas

Resumo

A presença e o uso frequente das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na atualidade tem provocado transformações na sociedade, facilitando a troca de informações e conhecimento. E, para acompanhar esses caminhos inovadores, a educação necessita acompanhar tais mudanças. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo apresentar as práticas pedagógicas inovadoras integradas ao uso da lousa digital na Educação Infantil, no contexto de uma escola pública do município de Argirita, Minas Gerais. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa com a adoção do método Estudo de Caso. Para a análise dos dados, foram utilizadas entrevistas, observações e reflexões dos autores que nortearam o estudo. Como resultado, verificou-se que a integração da lousa digital nas práticas pedagógicas dos professores da Educação infantil é favorável como apoio e motivação para professores e alunos, contribuindo para a construção de novas formas de ensino e aprendizagem através das linguagens digitais.

Biografias Autor

Priscila Costa Santos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora pelo Programa de Educação: Currículo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Período de co-tutela (sanduíche) na The Open University. Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Desenvolve trabalhos nas áreas de Educação a Distância, Formação de Professores, Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aos contextos de aprendizagem, Políticas Públicas e Avaliação Educacional. Possui experiência como Coordenadora, Supervisora e Professora em contextos presenciais e a distância, Revisão Pedagógica e Designer Instrucional.

André Felipe Costa Santos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Coordenador da linha de pesquisa em Representações Sociais e Práticas Educativas. Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM- Morelos). Especialista em Supervisão/ Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua nos grupos de pesquisas: Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) e Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) - ambos certificados pelos CNPq. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).Tem experiência na área de Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Avaliação Educacional; Metodologias de Pesquisa e Ensino; Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação; Educação para a Paz.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Zaiter, A. R. C., Santos, P. C., & Santos, A. F. C. (2022). O EMPREGO DA LOUSA DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARGIRITA/MG - BRASIL. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(3), 42–59. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.724