A NATAÇÃO COMO RECURSO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN INSERIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Gabriela Thatiana Silva Oliveira
  • Fred Henrique Pereira Faria
  • Luís Gustavo Rabello Oliveira
  • Bruno Bonfim Foresti
  • Flavia Regina Ferreira Alves

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v17i17.74

Palavras-chave:

Natação, Síndrome de Down, Desenvolvimento motor

Resumo

O presente trabalho verifica a consistência interna das baterias de testes de Motricidade Global e Equilíbrio, da escala de desenvolvimento motor, em alunos com Síndrome de Down (SD), inseridos no ensino fundamental. O método da pesquisa se caracteriza como estudo qualitativo e quantitativo, de campo e sem intervenção, com teor exploratório-descritivo combinado. Possui caráter intuitivo e de origem hipotético-dedutivo. Para tal participaram dessa pesquisa 6 (seis) alunos com Síndrome de Down, sendo 3 (três) alunos praticantes de natação e 3 (três) alunos não praticantes, na Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais (FUVAE), inseridos no ensino fundamental, do município de Varginha. Tendo como objetivo, avaliar o efeito da natação como recurso no desenvolvimento motor, através das categorias de movimento que foram de locomoção e estabilidade, em alunos praticantes e não praticantes, com Síndrome de Down. Para a coleta de dados foram aplicados 10 (dez) testes, sendo 6 (seis) testes de motricidade global e 4 (quatro) testes de equilíbrio, com 3 (três) tentativas durante 90 segundos. De modo geral, de acordo com os resultados motores atingidos pelas crianças com síndrome de Down, a natação como proposta de recurso para o desenvolvimento motor promove uma metodologia a mais para a pratica efetiva das habilidades propostas dentro dos níveis motores demonstrado em alunos praticantes do que os alunos não praticantes.

Publicado

2019-02-18

Como Citar

Oliveira, G. T. S., Faria, F. H. P., Oliveira, L. G. R., Foresti, B. B., & Alves, F. R. F. (2019). A NATAÇÃO COMO RECURSO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN INSERIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 17(17), 24–48. https://doi.org/10.33836/interacao.v17i17.74