Representações Sociais de uma IES

Aspectos positivos levantados pela comunidade regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.818

Palavras-chave:

Ensino Superior, Representação Social, Comunidade Regional

Resumo

Este trabalho aborda a importância de compreender as Representações Sociais (RS) da sociedade em relação às Instituições de Ensino Superior (IES), especialmente nas mídias sociais, onde muitos indivíduos buscam informações sobre onde estudar. O objetivo deste estudo é investigar as RS de uma IES, de sujeitos presentes em uma mídia social (facebook). A análise qualitativa dos questionários permitiu identificar as principais RS da comunidade em relação à IES, possibilitando uma melhor compreensão das percepções e opiniões acerca do objeto de estudo. Compreender as RS de uma IES é importante para identificar como a sociedade vê a instituição e como isso influencia a decisão individual de escolha. O estudo das RS por meio de questionários aplicados nas mídias indicou que a comunidade identifica a IES como inovadora, sempre em busca de novas tendências para o futuro. Essas características parecem refletir as escolhas dos envolvidos pela instituição.

Biografias Autor

Stefano Barra Gazzola, Universidade Estácio de Sá e Centro Universitário do Sul de Minas

Graduado em Filosofia, especialista em Filosofia Social, mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Psicologia das Organizações pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é Chanceler do Centro Universitário do Sul de Minas Unis/MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, Mobilidade Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cursos, qualificação, unidades e comunicação. Em 2019, lhe foi conferido o título de Doctor Honoris Causa pela Universidad Autónoma de Encarnación, Paraguai.

Diego Henrique Alexandre, Universidade Estácio de Sá e Centro Universitário do Sul de Minas

Graduação em Administração Pública e Interdisciplinar em Ciência e Economia pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG. Mestre em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR. Doutor em Educação pela Universidade Estácio de Sá, UNESA.

Bruno Henrique da Cruz, Centro Universitário do Sul de Minas

Bacharel em Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2019). Mestrado em andamento - GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - Processos Formativos e Desenvolvimento. Especialização em andamento MBA em Tecnologia da Informação.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá e Universidade de Taubaté

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

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Ficheiros Adicionais

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Gazzola, S. B. ., Alexandre, D. H. ., Cruz, B. H. da ., & Chamon, E. M. Q. de O. . (2023). Representações Sociais de uma IES: Aspectos positivos levantados pela comunidade regional. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(2), 4–10. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.818