Representações Sociais de uma IES
Aspectos positivos levantados pela comunidade regional
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.818Palavras-chave:
Ensino Superior, Representação Social, Comunidade RegionalResumo
Este trabalho aborda a importância de compreender as Representações Sociais (RS) da sociedade em relação às Instituições de Ensino Superior (IES), especialmente nas mídias sociais, onde muitos indivíduos buscam informações sobre onde estudar. O objetivo deste estudo é investigar as RS de uma IES, de sujeitos presentes em uma mídia social (facebook). A análise qualitativa dos questionários permitiu identificar as principais RS da comunidade em relação à IES, possibilitando uma melhor compreensão das percepções e opiniões acerca do objeto de estudo. Compreender as RS de uma IES é importante para identificar como a sociedade vê a instituição e como isso influencia a decisão individual de escolha. O estudo das RS por meio de questionários aplicados nas mídias indicou que a comunidade identifica a IES como inovadora, sempre em busca de novas tendências para o futuro. Essas características parecem refletir as escolhas dos envolvidos pela instituição.
Referências
ABRIC, J. O estudo experimental das representações sociais. In D. Jodelet (Org.), Representações sociais (pp. 155-171). Rio de Janeiro: EDUERJ.
CRUZ, Poliana Oliveira da et al. Percepção da efetividade dos métodos de ensino utilizados em um curso de medicina do nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 2, p. 40-47, 2019.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In D. JODELET (Ed.), As representações sociais (pp. 17-44). Rio de Janeiro: UERJ, 2001.
MACEDO, Fernanda Maria Felício et. al. Representação Social da Inovação. SEMEAD XII, 2022. Disponível em: https://sistema.semead.com.br/12semead/resultado/trabalhosPDF/885.pdf
Acesso em: 20 abr. 2023.
MOREIRA, A. M.; CHAMON, E. M. Q. de O. Ser Professor: representação social e construção identitária. Curitiba: Appris, 2015.
MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis, Vozes: 2012.
RATEAU, Patrick et al. Social representation theory. Handbook of theories of social psychology, v. 2, p. 477-497, 2012.
SOUZA, Alessandra Aparecida de Paula. A história de um sonho - The story of a dream; [tradução/translation Maria Luiza Monteiro Bueno Silva]. -- 1. ed. -- Santos, SP : Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2015.
WORD ART. Tagul: WordArt.com. 2016. Disponível em: https://tagul.com Acesso em: 14 abr. 2023.