O MONOMITO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE
Palavras-chave:
Monomito, Literatura Contemporânea, NarrativaResumo
Antes mesmo da humanidade inventar a escrita, estórias eram narradas e passadas de geração em geração, construindo o imaginário e o histórico do homem. A pluralidade de linguagens para se contar estas estórias é tamanha que pode-se dizer que para contar uma história é preciso apenas ter alguém disposto a recebê-la. O pesquisador americano de mitologia e religião comparada, Joseph Campbell, auxiliado dos estudos de Carl Jung e Sigmund Freud, buscou entender e destrinchar os símbolos presentes nos mitos das diversas culturas, aprofundando-se no conceito de herói e suas implicações dentro de uma narração. O presente artigo busca discutir os estudos de Campbell aplicado à literatura contemporânea, expondo estórias às teorias do autor a fim de percorrer as possibilidades construídas a partir do monomito e as convergências narrativas traçadas de acordo com estas denotações e exemplificações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.