CONGADA
a mercantilização da festa em Jesuânia
Palavras-chave:
Congada, Mercantilização, Indústria CulturalResumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar a situação da festa religiosa Congada na cidade de Jesuânia em Minas Gerais. O cenário capitalista modificou muitas estruturas simbólicas culturais, fato que motivou a análise desde o surgimento dá festa até a sua adequação aos dias atuais. É de suma importância refletir como essa cultura é importante para o município e para o cenário brasileiro, ressaltando as interferências socioculturais na tradicional festividade. O estudo se deu através da pesquisa de campo, sendo a cidade de Jesuânia o ponto central. Para tal pesquisa, foram feitas entrevistas com personalidades congadeiras do município, permitindo perceber o quanto a manifestação se tornou mais um espetáculo do que a reflexão de sua importância para o cenário cultural brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.