CONGADA

a mercantilização da festa em Jesuânia

Autores

  • Douglas Antônio de Pádua da Silva
  • Flaviane Faria Carvalho
  • Rafael de Almeida Moreira UNIS-MG
  • Terezinha Richartz Santana UNIS-MG
  • Gisele Cristina Nishiyama UNIS-MG

Palavras-chave:

Congada, Mercantilização, Indústria Cultural

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a situação da festa religiosa Congada na cidade de Jesuânia em Minas Gerais. O cenário capitalista modificou muitas estruturas simbólicas culturais, fato que motivou a análise desde o surgimento dá festa até a sua adequação aos dias atuais. É de suma importância refletir como essa cultura é importante para o município e para o cenário brasileiro, ressaltando as interferências socioculturais na tradicional festividade. O estudo se deu através da pesquisa de campo, sendo a cidade de Jesuânia o ponto central. Para tal pesquisa, foram feitas entrevistas com personalidades congadeiras do município, permitindo perceber o quanto a manifestação se tornou mais um espetáculo do que a reflexão de sua importância para o cenário cultural brasileiro.

Downloads

Publicado

2019-08-26

Edição

Seção

Artigos