O USO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA GESTÃO DE UMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MILITAR
Palavras-chave:
Ferramentas da qualidade, Indústria farmacêutica, Melhoria dos processos, Controle estatísticoResumo
Este trabalho descreve o uso das ferramentas da qualidade na gestão de uma Indústria Farmacêutica Militar. Tal abordagem se deve ao fato relevante de que as Indústrias Farmacêuticas no mundo são obrigadas a cumprir aos requisitos de Boas Práticas de Fabricação (BPF), aqui no Brasil estes requisitos são regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Estes requisitos são impostos a fim de garantir produtos com qualidade, segurança e eficácia. As ferramentas da qualidade, principalmente as utilizadas como controle estatístico, como a carta de controle, são fundamentais para auxiliar no controle eficaz da qualidade de processos farmacêuticos, na prevenção de defeitos, na melhoria dos processos e na redução dos custos. Este trabalho tem como objetivo apresentar as ferramentas da qualidade e demonstrar por meio de uma revisão da literatura a utilização da ferramenta carta de controle, no controle estatístico durante um processo produtivo. Este propósito será conseguido mediante uma revisão bibliográfica, quanto à finalidade será uma pesquisa básica, quanto aos objetivos será uma pesquisa descritiva e quanto à natureza será uma pesquisa qualitativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.