ACREDITAÇÃO POR MEIOS INTERNOS EM UM HOSPITAL MILITAR
o caso do hospital militar de área de Brasília
Palavras-chave:
Acreditação Hospitalar Interna, Organização Militar de Sáude, Gestão Hospitalar, Hospital MilitarResumo
Este trabalho aborda indicadores da acreditação por meios internos em um hospital militar. Tal abordagem se justifica, pois a busca de qualidade da assistência hospitalar é uma obrigação do hospital e uma exigência cada vez mais presente da sociedade. A acreditação é um processo importante de avaliação desta qualidade. No entanto, a contratação de empresas de acreditação hospitalar acarretará maior custo ao orçamento da Força, desta forma, diante dos recursos financeiros escassos, deve-se haver alguma alternativa de se realizar a acreditação com os meios internos, sem a necessidade de contratação externa. O objetivo deste estudo foi analisar se o Programa de Acreditação Hospitalar estabelecido dentro do Hospital Militar de Área de Brasília no ano de 2017, por meio de meios internos pode ser uma alternativa na gestão de Organizações Militares de Saúde (OMS) do Exército Brasileiro. Este propósito foi alcançado mediante uma revisão bibliográfica das fontes de consulta existentes na literatura científica acerca da acreditação hospitalar em si, bem como, toda a legislação, material bibliográfico e documentação a respeito das Organizações Militares de Saúde do Exército Brasileiro. A pesquisa evidenciou que a análise teórica desenvolvida poderá orientar as OMS do Exército que estejam buscando a acreditação, como forma de melhoria contínua da qualidade e tendo como proposta disseminar uma mentalidade no Serviço de Saúde, da necessidade de busca constante do aprimoramento técnico, institucional e dos recursos humanos, como forma de melhoria da qualidade nas Organizações Militares de Saúde, criando assim, condições para implantar o Sistema de Acreditação Hospitalar no Exército Brasileiro de forma interna.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.