PARCERIAS ENTRE PODER PÚBLICO E APAES
implicações da Lei 13.019/2014 e sua efetividade nos municípios de Minas Gerais
Palavras-chave:
Terceiro Setor, Políticas Públicas, ParceriasResumo
O presente estudo tem como objetivo abordar as principais alterações da Lei 13.019/2014, analisando sua efetividade nas parcerias firmadas entre Municípios e APAEs em Minas Gerais. Procurou-se, para tanto, contextualizar o tema através de uma breve análise histórica e social que marcaram a mudança do papel do Estado e fortaleceram as parcerias com entidades privadas. Foram abordados, também, os conceitos de sociedade civil e do terceiro setor, objetivando demonstrar a qualificação das APAEs como organizações da sociedade civil. Introduziu-se a análise da Lei 13.019/2014 e suas alterações, destacando seu processo de elaboração, as principais alterações e identificando as razões mais significativas que prejudicam a sua efetividade nos municípios, mormente no que se refere às parcerias firmadas com as APAEs. Esta tarefa será alcançada a partir de uma revisão bibliográfica e estudo de dados decorrentes do assessoramento da Procuradoria Jurídica da Federação das APAEs do Estado às suas 450 APAEs na formalização de suas parcerias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.