POPULISMO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA
A RELAÇÃO ENTRE OS CONCEITOS
Palavras-chave:
Populismo, Democracia representativa, RelaçãoResumo
Populismo e Democracia Representativa são conceitos relacionados. Sabe-se que o Populismo se posiciona contra o poder estabelecido, resultando de possíveis descontentamentos advindos do modelo de Democracia Representativa. Por sua vez, a Democracia Representativa detém a capacidade de gerar situações que alimentam os fundamentos do Populismo, em especial a oposição ao establishment. Nesse sentido, Populismo e Democracia Representativa são movimentos que se retroalimentam: ao mesmo tempo em que regimes democráticos representativos, além de formar elites governantes, asseguram institutos como a transparência, a garantia de direitos universais, a liberdade de expressão, o voto secreto, as eleições periódicas, a accountability e a participação, esses mesmos regimes e suas ferramentas criam o ambiente propício para que líderes populistas formulem discursos, mobilizem as massas e alcancem o poder. O populismo ancora-se, portanto, no próprio modelo de democracia representativa que pretende criticar, estabelecendo um entrelaçamento entre ambos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.