ASPECTOS DIFICULTADORES NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
um estudo de caso no Município de Três Pontas-MG
Palavras-chave:
Internacionalização, Comércio internacional, Estratégia de negócioResumo
O presente trabalho objetiva demonstrar quais são os principais fatores que dificultam as ações de empreendedores do município de Três Pontas - MG no processo de internacionalização de suas atividades. Especificamente, pretende-se verificar quais os aspectos impactam diretamente no negócio, compreender em quais questões as empresas sofrem maior dificuldade e os mecanismos utilizados para o processo de internacionalização. Nesse sentido, o estudo justifica-se no sentido de apontar tais dificuldades enfrentadas pelas empresas pesquisadas e contribuir para a discussão sobre as formas de minimizar esses empecilhos. O estudo utiliza pesquisa bibliográfica sobre o comércio internacional, as teorias sobre internacionalização das empresas, vantagens, desvantagens, riscos e dificuldades no processo de internacionalização, finalizando com um estudo de caso com empresas de médio portedo referido município. Os principais resultados apontaram que as empresas entrevistadas têm dificuldades no processo de internacionalização devido à burocracia no Brasil imposta pelo governo federal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Desde janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais sobre seus artigos e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação. Simultaneamente, o trabalho é licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), conforme indicado no documento em PDF do artigo.
Essa licença permite que o artigo publicado seja compartilhado (copiado e redistribuído em qualquer meio ou formato) e adaptado (remixado, transformado e utilizado como base para a criação de novos materiais), para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que sejam respeitadas as condições de atribuição previstas na licença.
