AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E A SUA APLICABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO

problemas e possibilidades em uma organização pública

  • Juliana Rodrigues Melazo UFMG
  • João Francisco Sarno Carvalho UNIFEI
  • Sheldon William Silva IFNMG
Palavras-chave: Avaliação de desempenho, Gestão Pública, Gestão de Pessoas

Resumo

O tema da Avaliação de Desempenho (AD) constitui um assunto relevante no cenário organizacional moderno, dada sua importância no contexto das políticas de administração de recursos humanos, ligadas ao poder público. Esse estudo foi guiado pelo seguinte questionamento: como a avaliação de desempenho, aplicada pelas chefias nesta fundação nos últimos dois anos, foi utilizada como instrumento de gestão? Desse modo, este estudo teve como objetivo analisar a utilização da AD na administração pública do governo do estado de Minas Gerais, em uma das suas fundações. Para galgar o objetivo proposto, foram utilizados dois tipos de questionários direcionados para 10 (dez) chefias atuantes na fundação pesquisada, 180 (cento e oitenta) servidores efetivos, 33 (trinta e três) comissionados avaliados. Nesta etapa buscou-se entender, junto a quem aplica o instrumento de avaliação, qual a percepção de utilidade da ferramenta para a sua gestão e verificar se o instrumento é aplicado de forma satisfatória para essa finalidade. As análises dos dados quantitativos foram realizadas por meio de estatística descritiva. Dos resultados aferidos e das informações geradas, percebe-se que a utilização de metodologias inovadoras não é, de forma isolada, suficiente para garantir a aplicabilidade e a efetividade de qualquer instrumento gerencial. Sugere-se, dessa forma, a realização de práticas de ações de gestão do conhecimento recorrentes sobre a importância do processo em questão e os benefícios alcançados pela sua aplicação de modo correto.

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Publicado
2019-10-02
Como Citar
Melazo, J. R., Carvalho, J. F. S., & Silva, S. W. (2019). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E A SUA APLICABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 21(1), 68 - 91. https://doi.org/10.33836/interacao.v21i1.249
Seção
Artigos Regulares