O The use of games: a practice discussed as innovative in education 5.0

Keywords: Games on Education, Education 5.0, Innovation in Education

Abstract

The teaching and learning process demands constant technological and technological innovation, since the internet, its resources, and tools guide the lives of many people in contemporary society. This study carried out a literature review on gamification and Education 5.0 from the comparative analysis of drawings produced by students from a public school about how they feel about the use of games in school subjects. Gamifying education has been shown to be an effective teaching strategy to attract students' attention, stimulating them to become independent and collaborative competitiveness, which are necessary for student education. Access to the internet and technological tools for the entire population is still a challenge to overcome, with the creation of public policies that guarantee access to all.

Author Biographies

Alvaro Bubola Possato , Universidade de Taubaté

Mestre em Desenvolvimento Humano, Pós-Graduação em Docência no Ensino Profissional, MBA em Administração e Marketing e formado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela UNESP. Possui mais de 300 horas em cursos de aperfeiçoamento profissional na área de comunicação e computação gráfica. Fez diversas campanhas publicitárias. Experiência de 15 anos em emissoras de rádio e televisão como Rádio Morada do Sol, Rádio e TV Metropolitana e Rede Aparecida. Docente desde 2010 no SENAC, ministrando aulas da área de audiovisual, trabalho e renda, administração e computação gráfica.

Zuleika Zamoner, Universidade de Taubaté

Mestra em Educação pelo Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Taubaté/SP (UNITAU), Especialização em História, Cidade, Cultura e Poder e Graduação em História pela Unochapecó/SC e Pedagogia pela Unigran/MS. Trabalha há 26 anos como professora do Ensino Fundamental e Médio e atualmente é Assessora de Direção de Escola na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos/SP.

Patricia Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté

Doutora em Ciências Ambientais. Especialista em: Gestão de Negócios Inovadores (UNINTER), Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Educação (INESP), Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (INESP), Gestão Ambiental em Empreendimentos Litorâneos (USP), Turismo e Meio Ambiente (SENAC), e Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação (CATIE/Costa Rica). Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Gestão e Negócios e aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano (permanente) e em Educação (colaboradora) da Universidade de Taubaté, e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L'Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós-graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro.

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Published
2022-12-26
How to Cite
Possato , A. B., Zamoner, Z., Monteiro, P. O., & Querido de Oliveira Chamon, E. M. (2022). O The use of games: a practice discussed as innovative in education 5.0. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(3), 23 - 41. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.722