Análise do custo de execução de diferentes tipos de fachadas em uma obra piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interao.v26i2.896

Palavras-chave:

Fachada pré-fabricada, Economia de custos, Sustentabilidade, Redução de cronograma, Impacto ambiental

Resumo

A fachada de um edifício tem como função básica a vedação, além de apresentar estética adequada e agradável para o empreendimento. No entanto, o processo de revestimento comumente utilizado, geralmente constituído de argamassa de fachada e pintura texturizada, possui grande tempo de execução no cronograma geral de uma obra. Ademais, verifica-se que tal procedimento gera grande produção de resíduos, podendo tornar a execução desses serviços mais onerosa. Em contrapartida, verifica-se uma tendência pela industrialização dos métodos construtivos nesse mercado. Uma prática que vem sendo utilizada é a execução de fachada com painéis pré-fabricados arquitetônicos de concreto (PPAC), contribuindo significativamente para o processo de industrialização da construção civil. Assim, elaborou-se um estudo comparativo do custo de execução de uma mesma obra em relação à fachada com argamassa e pintura texturizada versus com painéis de concreto pré-fabricado, através do percentual de acréscimos ou decréscimos referente ao valor inicial orçado para a execução do respectivo serviço de revestimento. Constatou-se que ao executar a fachada do edifício analisado com PPAC, houve um aumento de 1,13% no custo total da obra, quando comparado os dois orçamentos iniciais, ou seja, antes da entrega do produto. No entanto, teve-se uma redução de três meses no prazo de entrega do empreendimento.

Biografia do Autor

Amanda Oliveira Andrade, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG-UNESP

Mestranda em Engenharia Hidráulica e Ambiental na Universidade de São Paulo (EP/USP). Formada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2020). Possui experiência em gerenciamento de obras e elaboração de projetos de fundações. Durante o mestrado realizou a caracterização e tratamento de águas residuárias de lavagem de pincéis oriundas de obras civis, bem como identificou possíveis tratamentos para esse tipo de água residual e suas respectivas eficiências.

Márcia Regina de Freitas, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG-UNESP

Engenheira civil formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), com mestrado em Engenharia Civil - edificações - pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Engenharia Civil - construção civil - pela Universidade de São Paulo (2008). Concluiu pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2014) e atualmente é docente no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias de construção civil, canteiro de obras, sustentabilidade, gestão de resíduos da construção civil (RCC), materiais de construção civil, ferramentas computacionais, BIM. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado junto ao Departamento de Arquitetura e Construção da FEC-UNICAMP, tendo como tema Realidade Aumentada Móvel aplicada na construção civil. Participa dos grupos de pesquisa CNPQ: Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Resíduos Industriais e de Construção GEDRRIC UNICAMP. Atualmente atua em temas como: gerenciamento de obras, materiais e componentes de construção, manejo de resíduo de construção civil, bem como tecnologias aplicadas ao processo construtivo

Referências

ANTUNES, L. A. Empregos Setoriais nas microrregiões do Brasil entre os anos de 2002 a 2018: Uma análise com ênfase na construção civil. Economia & Região, v. 9, n. 2, p. 55–73, 1 jun. 2021.

NUNES, J. M. et al. O setor da Construção Civil no Brasil e a atual crise econômica. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e393997274–e393997274, 22 ago. 2020.

OLIVEIRA, R. P. DE. Elementos Pré-Moldados: Fabricação e Aplicação de Blocos de Concreto Pré-Moldados em Alvenaria Estrutural. ETIS - Journal of Engineering, Technology, Innovation and Sustainability, v. 4, n. 1, p. 5–39, 3 out. 2022.

OLIVEIRA, J. A. D.; SOUZA, E. R. D. A evolução do emprego formal no município de Paudalho-PE: um levantamento baseado em dados governamentais no período de 2010 a 2019. Revista Gestão e Organizações, v. 8, n. 4, p. 63, 18 abr. 2024.

PIRES, A. M.; CARVALHO, L. C. PROJETO DE EDIFICAÇÕES UTILIZANDO PAINÉIS PRÉ-FABRICADOS: Análise comparativa entre o método construtivo convencional e o modular na Engenharia Civil. 6 dez. 2021. Disponível em: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2252.

SIMÃO, A. DOS S. et al. Impactos da indústria 4.0 na construção civil brasileira. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 10, p. 20130–20145, 17 out. 2019.

Downloads

Publicado

2025-01-01

Como Citar

Andrade, A. O., & Freitas, M. R. de. (2025). Análise do custo de execução de diferentes tipos de fachadas em uma obra piloto. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 26(2), 67–75. https://doi.org/10.33836/interao.v26i2.896