Currículo do novo Ensino Médio no SESI RJ:

Qual a interpretação dos estudantes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interao.v26i2.944

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Currículo, Itinerários formativos, Contrarreforma, Prática

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a implantação do Novo Ensino Médio (NEM) no SESI-RJ, com foco nos desafios, práticas e visão dos envolvidos diante da proposição da lei 13.415/2017 sobre trazer aos estudantes uma melhor preparação do indivíduo como cidadão adulto para atuação na sociedade e ou em outros direcionamentos em sua vida pessoal e escolha profissional futura. A pesquisa levantou dados sobre o ponto de vista quanto a experiência e vivência curricular de alunos após a conclusão do 1º Ano do EM, em 2022. Participaram 456 estudantes de 16 escolas no início do 2º ano do EM, em 2023, sobre o currículo efetivamente experenciado no 1º ano do EM, em 2022, em relação aos itinerários formativos e ao Projeto de vida. Os resultados mostram a necessidade de ajustes e reforços para uma maior escuta das expectativas de discentes para ampliar a comunicação, repensar o planejamento curricular e reforçar a formação continuada das equipes, possibilitando maior flexibilidade de escolha dos estudantes no decorrer do percurso do Ensino Médio.

Biografia do Autor

Ana Claudia Medeiros Pernes da Silva Oliveira, Universidade de Taubaté

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Barra Mansa (1990) com habilitação em Administração Escolar e Licenciatura de Disciplinas Pedagógicas para atuação no curso de Formação de Professores. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior (1993) pelo Centro Universitário Geral di Biase (UGB-FERP). Mestra em Educação pela UNITAU - SP (2024). Atuou como professora Docente I da SEEDUC RJ, lecionando para o curso de Formação de professores por 28 anos, estando aposentada. É especialista em gerenciamento de riscos de Responsabilidade Social, atuando nesta área por 16 anos em empreendimento de Petróleo e Gás de diversas empresas, incluindo a Petrobras. Atualmente, é gestora da Divisão Pedagógica de Educação Básica na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - FIRJAN SESI.

Luiza Maria Martins Chaves, FIRJAN SESI

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1987). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2007) e Mestra em Educação, Cultura e Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Foi professora do Curso de Formação de Professores na Rede Estadual de Ensino (2007) e Professora Substituta no Curso de Pedagogia e Licenciaturas na UERJ Maracanã e na UERJ Caxias (2006-2013). Desde 2013, atua como analista de educação na FIRJAN SESI, tendo exercido a formação de professores e a supervisão pedagógica no Programa SESI Matemática e na Nova EJA. Atualmente, exerce a coordenação pedagógica do Novo Ensino Médio nas 16 escolas da Rede SESI RJ.

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação (Currículo) (2011) e Mestre em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2006), na Linha de Pesquisa em Interdisciplinaridade. Pedagoga pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Professora do Mestrado em Educação da Universidade de Taubaté e professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Taubaté. Professora do Mestrado em Design, Tecnologia e Inovação e Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Teresa D’Ávila.

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Publicado

2024-12-25

Como Citar

Oliveira, A. C. M. P. da S., Chaves, L. M. M., & de Souza, M. A. (2024). Currículo do novo Ensino Médio no SESI RJ: : Qual a interpretação dos estudantes?. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 26(2), 37–53. https://doi.org/10.33836/interao.v26i2.944