Currículo do novo Ensino Médio no SESI RJ:
Qual a interpretação dos estudantes?
DOI:
https://doi.org/10.33836/interao.v26i2.944Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Currículo, Itinerários formativos, Contrarreforma, PráticaResumo
Este artigo apresenta uma análise sobre a implantação do Novo Ensino Médio (NEM) no SESI-RJ, com foco nos desafios, práticas e visão dos envolvidos diante da proposição da lei 13.415/2017 sobre trazer aos estudantes uma melhor preparação do indivíduo como cidadão adulto para atuação na sociedade e ou em outros direcionamentos em sua vida pessoal e escolha profissional futura. A pesquisa levantou dados sobre o ponto de vista quanto a experiência e vivência curricular de alunos após a conclusão do 1º Ano do EM, em 2022. Participaram 456 estudantes de 16 escolas no início do 2º ano do EM, em 2023, sobre o currículo efetivamente experenciado no 1º ano do EM, em 2022, em relação aos itinerários formativos e ao Projeto de vida. Os resultados mostram a necessidade de ajustes e reforços para uma maior escuta das expectativas de discentes para ampliar a comunicação, repensar o planejamento curricular e reforçar a formação continuada das equipes, possibilitando maior flexibilidade de escolha dos estudantes no decorrer do percurso do Ensino Médio.
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