Currículo do novo Ensino Médio no SESI RJ:

Qual a interpretação dos estudantes?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33836/interao.v26i2.944

Palabras clave:

Novo Ensino Médio, Currículo, Itinerários formativos, Contrarreforma, Prática

Resumen

Este artigo apresenta uma análise sobre a implantação do Novo Ensino Médio (NEM) no SESI-RJ, com foco nos desafios, práticas e visão dos envolvidos diante da proposição da lei 13.415/2017 sobre trazer aos estudantes uma melhor preparação do indivíduo como cidadão adulto para atuação na sociedade e ou em outros direcionamentos em sua vida pessoal e escolha profissional futura. A pesquisa levantou dados sobre o ponto de vista quanto a experiência e vivência curricular de alunos após a conclusão do 1º Ano do EM, em 2022. Participaram 456 estudantes de 16 escolas no início do 2º ano do EM, em 2023, sobre o currículo efetivamente experenciado no 1º ano do EM, em 2022, em relação aos itinerários formativos e ao Projeto de vida. Os resultados mostram a necessidade de ajustes e reforços para uma maior escuta das expectativas de discentes para ampliar a comunicação, repensar o planejamento curricular e reforçar a formação continuada das equipes, possibilitando maior flexibilidade de escolha dos estudantes no decorrer do percurso do Ensino Médio.

Biografía del autor/a

Ana Claudia Medeiros Pernes da Silva Oliveira, Universidade de Taubaté

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Barra Mansa (1990) com habilitação em Administração Escolar e Licenciatura de Disciplinas Pedagógicas para atuação no curso de Formação de Professores. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior (1993) pelo Centro Universitário Geral di Biase (UGB-FERP). Mestra em Educação pela UNITAU - SP (2024). Atuou como professora Docente I da SEEDUC RJ, lecionando para o curso de Formação de professores por 28 anos, estando aposentada. É especialista em gerenciamento de riscos de Responsabilidade Social, atuando nesta área por 16 anos em empreendimento de Petróleo e Gás de diversas empresas, incluindo a Petrobras. Atualmente, é gestora da Divisão Pedagógica de Educação Básica na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - FIRJAN SESI.

Luiza Maria Martins Chaves, FIRJAN SESI

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1987). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (2007) e Mestra em Educação, Cultura e Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Foi professora do Curso de Formação de Professores na Rede Estadual de Ensino (2007) e Professora Substituta no Curso de Pedagogia e Licenciaturas na UERJ Maracanã e na UERJ Caxias (2006-2013). Desde 2013, atua como analista de educação na FIRJAN SESI, tendo exercido a formação de professores e a supervisão pedagógica no Programa SESI Matemática e na Nova EJA. Atualmente, exerce a coordenação pedagógica do Novo Ensino Médio nas 16 escolas da Rede SESI RJ.

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação (Currículo) (2011) e Mestre em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2006), na Linha de Pesquisa em Interdisciplinaridade. Pedagoga pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Professora do Mestrado em Educação da Universidade de Taubaté e professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Taubaté. Professora do Mestrado em Design, Tecnologia e Inovação e Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Teresa D’Ávila.

Citas

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Publicado

2024-12-25

Cómo citar

Oliveira, A. C. M. P. da S., Chaves, L. M. M., & de Souza, M. A. (2024). Currículo do novo Ensino Médio no SESI RJ: : Qual a interpretação dos estudantes?. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 26(2), 37–53. https://doi.org/10.33836/interao.v26i2.944