Desafios do pedagogo na formação do professor reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v12i12.16Palavras-chave:
Pedagogo, Professor reflexivo, Relação pedagógicaResumo
Tendo por base a experiência vivida pelas autoras, como supervisoras pedagógicas, em escolas públicas estaduais da cidade de Varginha, sul de Minas Gerais, o presente artigo discute os desafios postos ao pedagogo na sua atuação junto aos professores, especialmente no que se refere á formação critico-reflexiva dos professores, como organizador do trabalho pedagógico e o principal articulador de espaços participativos e de construção coletiva das reuniões pedagógicas. Para desenvolver a reflexão, as autoras revisitam estudos teóricos que abordam a formação do professor reflexivo, a trajetória de atuação e a formação do pedagogo exigida atualmente para compreender a construção da identidade deste profissional. Nesse sentido, são levantadas algumas questões: o pedagogo está capacitado para desempenhar sua função na articulação do processo educativo e provocar as mudanças necessárias às exigências postas à escola atualmente? A sua identidade lhe con figura caráter critico-reflexivo e autónomo capaz de influenciar os professores no processo de construção coletiva do projeto pedagógico? Finalmente, são abordados conflitos e tensões presentes na relação entre pedagogos e professores.