Desafios do pedagogo na formação do professor reflexivo

Autores

  • Márcia Aparecida Resende
  • Mônica Lenoir Passos

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v12i12.16

Palavras-chave:

Pedagogo, Professor reflexivo, Relação pedagógica

Resumo

Tendo por base a experiência vivida pelas autoras, como supervisoras pedagógicas, em escolas públicas estaduais da cidade de Varginha, sul de Minas Gerais, o presente artigo discute os desafios postos ao pedagogo na sua atuação junto aos professores, especialmente no que se refere á formação critico-reflexiva dos professores, como organizador do trabalho pedagógico e o principal articulador de espaços participativos e de construção coletiva das reuniões pedagógicas. Para desenvolver a reflexão, as autoras revisitam estudos teóricos que abordam a formação do professor reflexivo, a trajetória de atuação e a formação do pedagogo exigida atualmente para compreender a construção da identidade deste profissional. Nesse sentido, são levantadas algumas questões: o pedagogo está capacitado para desempenhar sua função na articulação do processo educativo e provocar as mudanças necessárias às exigências postas à escola atualmente? A sua identidade lhe con figura caráter critico-reflexivo e autónomo capaz de influenciar os professores no processo de construção coletiva do projeto pedagógico? Finalmente, são abordados conflitos e tensões presentes na relação entre pedagogos e professores.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-02-02

Como Citar

Resende, M. A., & Passos, M. L. (2019). Desafios do pedagogo na formação do professor reflexivo. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 12(12), 30–40. https://doi.org/10.33836/interacao.v12i12.16

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas