FAÇA O QUE EU DIGO, E NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO

a boa nova do Ensino-Aprendizagem entre professores e os alunos das instituições superiores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v21i2.247

Palavras-chave:

Caso para ensino, Taxonomia de Bloom revisada

Resumo

Este artigo retrata relato de metodologia como um possível recurso pedagógico para ensinar os alunos do curso de administração, em vista que tal metodologia vai ao encontro dos degraus mais altos da Taxonomia de Bloom. O método de pesquisa se classifica em abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Sobre o objetivo de pesquisa foi utilizado o estudo exploratório e descritivo, e como procedimento técnico foi utilizado o levantamento bibliográfico. Buscou-se levantar os seguintes aspectos: a relação da taxonomia de Bloom com a metodologia caso para ensino, além de sua conceituação, histórica e objetiva. Outro objetivo, foi de identificação aos tipos e a adequação, além da possibilidade de implantação à realidade em cursos superiores de administração. Os resultados encontrados foram que o uso do caso para ensino como recurso pedagógico possibilita a faculdade observar os vínculos entre o ambiente de ensino e o mundo real das organizações, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos estudantes através da análise, da síntese e do julgamento, características estas também encontradas na taxonomia de Bloom em seus degraus mais elevados.

Biografia do Autor

Ruan Carlos dos Santos, UNIVALI/Doutorando em Administração

Doutorando em Administração pela UNIVALI. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI. Bacharelando em Administração pela UFSC. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL. Membro do Grupo. Estudos de Estratégia e Performance (GEEP) do CNPQ / UNIVALI

Ismael Luiz dos Santos, SENAI SC/Professor do curso de Aprendizagem industrial

Doutorando no curso de Administração. Mestre em Administração pela UNIVALI (2015), Pós-Graduado em Docência no ensino Superior pela Faculdade AVANTIS (2015), MBA Gestão Empresarial pela GAMA FILHO (2012) e Graduado em Design pela UNIVALI (2007).

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

Santos, R. C. dos, & Santos, I. L. dos . (2019). FAÇA O QUE EU DIGO, E NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO: a boa nova do Ensino-Aprendizagem entre professores e os alunos das instituições superiores. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 21(2), 66–89. https://doi.org/10.33836/interacao.v21i2.247