POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
uma análise reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.347Palavras-chave:
Políticas Públicas, Programa de Iniciação à Docência, Formação Inicial, Formação docenteResumo
Este artigo tem como objetivo analisar políticas públicas de formação docente mais recentes e programas de iniciação à docência provenientes dessas políticas. As escolas de educação básica vêm sofrendo diversas transformações com o passar do tempo por influência de fatores externos, o uso da tecnologia a favor da educação figura como exemplo marcante. Para que a instituição cumpra com excelência essas e outras exigências, a formação docente tanto inicial quanto continuada necessita estar compatível com essas demandas. As instituições de ensino devem estar preparadas para proporcionar situações de aprendizagem adequadas para a oferta de uma educação emancipadora, em que o educando tenha condições de compreender seu papel na sociedade e poder contribuir para transformá-la. A pesquisa a respeito das políticas públicas foi do tipo documental, respaldada com asserções de autores como Gatti, Barretto e André (2011); Tardif (2014) entre outros, no sentido de ponderar os objetivos e aplicabilidade das necessárias alterações da formação inicial docente.
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