POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

uma análise reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.347

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Programa de Iniciação à Docência, Formação Inicial, Formação docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar políticas públicas de formação docente mais recentes e programas de iniciação à docência provenientes dessas políticas. As escolas de educação básica vêm sofrendo diversas transformações com o passar do tempo por influência de fatores externos, o uso da tecnologia a favor da educação figura como exemplo marcante. Para que a instituição cumpra com excelência essas e outras exigências, a formação docente tanto inicial quanto continuada necessita estar compatível com essas demandas. As instituições de ensino devem estar preparadas para proporcionar situações de aprendizagem adequadas para a oferta de uma educação emancipadora, em que o educando tenha condições de compreender seu papel na sociedade e poder contribuir para transformá-la. A pesquisa a respeito das políticas públicas foi do tipo documental, respaldada com asserções de autores como Gatti, Barretto e André (2011); Tardif (2014) entre outros, no sentido de ponderar os objetivos e aplicabilidade das necessárias alterações da formação inicial docente.

Biografias Autor

FERNANDA JARDIM MAIA, UNITAU

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2012). Atua na categoria professor I da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização. Atualmente, é aluna do Programa de Mestrado Profissional em Educação Universidade de Taubaté.   

ARLINDO JOSÉ DE BARROS JUNIOR, UNITAU

É aluno do Curso de Mestrado Profissional em Educação da UNITAU (Universidade de Taubaté). Oficial do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro e atua como professor na Academia Militar das Agulhas Negras, instituição de nível superior do Exército. Possui pós-graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2018); em Ciência Militares com Ênfase em Ensino da Língua Inglesa pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (2017); em Aplicações Complementares às Ciências Militares pela Escola de Administração do Exército(2009) e; possui graduação em letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (2004). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância, da Universidade de Taubaté.

VIRGÍNIA MARA PRÓSPERO DA CUNHA, UNITAU

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1986), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar, pela Universidade de Taubaté (1989), graduação em Licenciatura em Pedagogia, habilitação em Magistério, pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1996), MESTRADO em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2003) e DOUTORADO em Educação: Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É PROFESSORA ASSISTENTE III, efetiva, titular da disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, da UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - SP, tendo atuado como Coordenadora Pedagógica do curso de Educação Física, de maio de 2008 a fevereiro de 2010 e Coordenadora Geral de TCC. Diretora do Departamento de Educação Física da UNITAU,de maio de 2011 até março de 2016. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, docente da disciplina Educação Física Escolar e PROFESSORA PERMANENTE do MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO (UNITAU). Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Educação, com ênfase em Avaliação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Atividades Lúdicas na Educação Básica e Formação de Professores. Professora Coordenadora do Subprojeto Educação Física PIBID/UNITAU (CAPES) - 2011 a 2018. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica/CAPES/UNITAU. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNITAU. Representante do corpo docente da Área de Biociências, no Conselho de Administração (CONSAD), da Universidade de Taubaté. Atualmente, é assessora e coordenadora dos Programas e Projetos de Extensão, Pró-reitoria de Extensão, Universidade de Taubaté

JULIANA MARCONDES BUSSOLOTTI, UNITAU

Possui graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (pós-doc Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL), faz parte da diretoria da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta. Professora assistente III da Universidade de Taubaté, professora coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, professora e conselheira - CONDEP do Departamento de Gestão e Negócios - Gen, integrante da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNITAU, conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNITAU, professora coordenadora do curso de geografia EAD da Universidade de Taubaté e coordenadora do Programa da Pró-Reitoria de Extensão - PROGRAMA TRILHA DE APRENDIZAGEM: Protagonismo, Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência na área de educação, geografia, turismo e meio ambiente, com ênfase em: Educação Ambiental, Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitalidade ? ecoturismo, arte educação, formação docente, diversidade cultural e inclusão, empreendedorismo e inovação, tecnologia da informação e comunicação e processos de ensino e aprendizagem. Linhas de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Arte-Educação; Planejamento da paisagem; Uso público em Unidades de Conservação.

Referências

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Publicado

2020-07-20

Como Citar

MAIA, F. J., BARROS JUNIOR, A. J. D., CUNHA, V. M. P. D., & BUSSOLOTTI, J. M. (2020). POLÍTICAS NACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma análise reflexiva. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 22(1), 118–130. https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.347