IMPLANTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v18i1.91Palavras-chave:
Qualidade, Gestão da Qualidade em Serviços, Gestão da Qualidade Total, Ferramentas de Gestão, Planejamento EstratégicoResumo
O presente trabalho aborda os principais conceitos da Gestão da Qualidade em Serviços e procurará apresentar a sua aplicação prática na área de saúde por intermédio do Tema: Implantando a Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. A justificativa da escolha do tema reside na constatação de que, por maior que seja a boa vontade dos administradores Organizações de Saúde a implantação de um efetivo programa de Gestão da Qualidade em Serviços carece de pessoal devidamente habilitado e capacitado a aplicar as ferramentas necessárias à transformação de todo o ambiente hospitalar. O propósito do trabalho é apresentar de maneira bastante didática, todavia sob o ponto de vista totalmente prático, quais as principais ferramentas disponíveis na implantação da Gestão da Qualidade, desde o diagnóstico da organização, passando pelo mapeamento dos processos, abordando a importância do Planejamento Estratégico, enfatizando a necessidade de aplicação da Análise e Melhoria de Processos, tudo voltado a um quadro de colaboradores das Organizações de Saúde com pouca familiaridade com os principais fundamentos da Gestão da Qualidade, auxiliando-os na identificação das principais vantagens e benefícios de sua aplicação, a partir de uma visualização prática do seu emprego e efetividade. Este propósito será atingido a partir da revisão bibliográfica dos principais postulados acerca do tema, procurando, ao final, fazer um apanhado de boas práticas voltadas à implantação da Gestão da Qualidade em Serviços. O estudo demonstrou que não existe uma fórmula a ser seguida para a implantação da gestão pela qualidade e que, para cada negócio, em função das prioridades estabelecidas pelos stakeholders, é que serão determinadas as prioridades para a efetiva implantação, além dos passos a serem seguidos.