LEI 10.973/2004 E GESTÃO DE DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO SETOR DE DEFESA NACIONAL

a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica do Exército Brasileiro (NIT/EB)

Autores/as

  • Lenilton Duran Pinto Corrêa
  • Marcelo Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v18i1.93

Palabras clave:

Inovação, Exército, Propriedade Intelectual

Resumen

Este trabalho aborda a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica do Exército Brasileiro (NIT/EB) como instrumento legal e institucional para a gestão de direitos de propriedade intelectual em produtos de defesa (PRODE), à luz da legislação federal e das políticas setoriais em defesa nacional. Tal abordagem se faz necessária uma vez que o tema tem adquirido uma importância crescente em face de recente normatização no referido setor de defesa nacional. O objetivo deste trabalho é analisar aspectos de gestão de ativos intangíveis, e seus direitos correlatos, em face da recente criação do NIT/EB. Este propósito será conseguido através da revisão bibliográfica e pesquisa documental da legislação federal e atos normativos expedidos pelo Ministério da Defesa (MD) e pelo Comando do Exército Brasileiro (EB) afetos ao tema proposto, assim como em informações constantes da base pública de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A pesquisa evidenciou que as medidas implementadas pela Lei de Inovação, conjuntamente às políticas setoriais, influenciaram positivamente na criação e estruturação do NIT/EB, o qual ainda deverá continuar evoluindo na medida em que se desenvolve o processo de transformação do atual Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército (SCTEx) para um Sistema de Ciência e Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx).
Palavras-chave: Inovação. Exército. Propriedade Intelectual.

Publicado

2019-02-25

Cómo citar

Corrêa, L. D. P., & Figueiredo, M. (2019). LEI 10.973/2004 E GESTÃO DE DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NO SETOR DE DEFESA NACIONAL: a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica do Exército Brasileiro (NIT/EB). Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 18(1), 143–164. https://doi.org/10.33836/interacao.v18i1.93