O ESPORTE COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Sérgio Magalhães UNA
  • Bianca Tuane de Oliveira
  • Vitor Júnio da Silva Quenupe
  • José Araújo de Souza
  • Jackson Faustino Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.287

Palavras-chave:

Esporte, Educação Física Escolar, Didática

Resumo

Nos últimos anos, o Esporte como conteúdo da disciplina de Educação Física Escolar sofreu diversas influências e, a partir da publicação da carta da UNESCO, estabeleceram–se novos rumos para o seu direcionamento. Trata-se do conteúdo mais difundido nas aulas de Educação Física e o que mais atrai o interesse dos alunos. Deste modo, requer que, a sua abordagem na escola contemple uma didática igualmente pedagógica e crítica. Assim, este trabalho apresenta diversas possibilidades e aportes nos quais, esse conteúdo possa ser trabalhado nas aulas de Educação Física, visando os aspectos críticos, emancipatórios, sociais, culturais e educacionais dos alunos, que são indivíduos em constante formação e desenvolvimento.

 

Referências

BARROSO, A.L.R; DARIDO, S.C. Escola, educação física e esporte: possibilidades pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, v. 1, n. 4, p. 101-114, dez. 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/escola_ed_fisica.pdf. Acesso em: 10 nov. 19.

BUSSO, J.L; JÚNIOR, R.V; Sistematização epistemológica da Educação Física brasileira concepções Pedagógicas Crítico-Superadora e Crítico-Emancipátoria. Revista digital- Buenos Aires, Año 10, n° 83, abril de 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd83/efb.htm. Acesso em: 08 nov. 19.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC / SEF, 114 p. 1998. Disponível em: https://www.google.com/search?q=BRASIL.+Par%C3%A2metros+Curriculares+Nacionais.+Bras%C3%ADlia%3A+MEC+%2F+SEF,+114+p.+1998.&gws_rd=ssl. Acesso em: 09 nov. 19.

BARRETO, N.S; GRUPPI, D.R. O esporte como papel educativo e social. Paraná. Programa de desenvolvimento educacional. 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1117-4.pdf. Acesso em: 10 nov. 19.

COSTA, G.T; SOUZA, T.L.S; MOURA, H.B; Esporte no Contexto Escolar. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granberry. 2014. Disponível em: http://re.granbery.edu.br/artigos/NTEw.pdf. Acesso em: 09 nov. 19.
CHAGAS, C.S; GARCIA, J.D.A. Educação Física no Brasil: apontamentos sobre as tendências constituídas até a década de 80. Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 154, Marzo de 2011.Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd154/educacao-fisica-no-brasil-tendencias-constituidas.htm. Acesso em: Acesso em: 07 nov. 19.

FERREIRA, H.S; SAMPAIO, J.J.C. Tendências e abordagens pedagógicas da Educação Física escolar e suas interfaces com a saúde. Revista Digital, Buenos Aires, año 18, n° 182, julio. 2013. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd182/tendencias-pedagogicas-da-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 10 nov. 19.

FREITAS, M.C; RINALDI, I.P.B; Abordagens pedagógicas no ensino da educação física pós década de 1970. Paraná: Programa de Desenvolvimento Educacional. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2148-6.pdf. Acesso em: 06 nov. 19.

FREITAS, M.C; RINALDI, I.P.B; Abordagem crítico-superadora: aportes para o trato com a ginástica geral na educação física escolar. Paraná: Programa de desenvolvimento Educacional. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2148-8.pdf. Acesso em: 05 nov. 19.

HARRIS, E.R.A; TELLES, S.C.C; FERREIRA, M.S; Abordagem crítico-superadora e a produção de conhecimento: reflexões sobre saúde e esporte na escola. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v. 23, n .2, p.129-159,2015. Disponível em: https://www.google.com/search?q=Abordagem+cr%C3%ADtico-superadora+e+a+produ%C3%A7%C3%A3o+de+conhecimento%3A+reflex%C3%B5es+sobre+sa%C3%BAde+e+esporte+na+escola.&gws_rd=ssl. Acesso em: 05 nov. 19.

MARTINS, R.M; SIVA, M.E.H. Educação Física escolar contextualizada e dialógica: um percurso histórico em busca das primeiras evidências antes dos anos de 1980. Revista Corpus SCI. v. 11, n. 1, p. 55-67. jan/jun 2015. Disponível em: http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=2ahUKEwjLxrHUpoffAhVGQZAKHeB9BnEQFjAAegQICRAC&url=http%3A%2F%2Fapl.unisuam.edu.br%2Frevistas%2Findex.php%2Fcorpusetscientia%2Farticle%2Fdownload%2F778%2F701&usg=AOvVaw3RNfAd1VCEoT5tP7i2OphE. Acesso em: 09 nov. 19.

MOREIRA, C.M; PEREIRA, J.M; O ensino do conteúdo esporte na escola o olhar dos professores iniciantes e professores experientes. DEFMH/UFSCar 2009. Disponível em: http://www.eefe.ufscar.br/upload/2.pdf. Acesso em: 04 nov. 19.

SANTOS, J; OLIVEIRA, E.L. As contribuições do esporte para a educação física escolar. Revista Educação Física UNIFAFIBE, Ano IV. n. 3. 2015. Disponível em: http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistaeducacaofisica/sumario/39/19122015132259.pdf. Acesso em: 03 nov. 19.

SILVA, A.T et al. Conhecimento sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física: escola estadual x escola particular. Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 151, Diciembre de 2010. Disponível em:
http://www.efdeportes.com/efd151/conhecimento-sobre-as-abordagens-pedagogicas-da-educacao-fisica.htm. Acesso em: 03 nov. 19.

TUBINO, M.J.G; Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte- educação. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá. 2010. Disponível em: http://www.listasconfef.org.br/arquivos/livro_esporte.pdf. Acesso em: 02 nov. 19.

UNESCO, Carta Internacional da Educação Física e do Esporte, 1978. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002164/216489por.pdf. Acesso em: 02 nov. 19.

Publicado

2020-07-08

Como Citar

Magalhães, S., Tuane de Oliveira, B. ., Júnio da Silva Quenupe, V. ., Araújo de Souza, J. ., & Faustino Ferreira, J. (2020). O ESPORTE COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR . Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 22(1), 108–117. https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.287